A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba alerta para os cuidados que devem ser adotados contra a dengue neste verão. A estação mistura calor e chuvas abundantes, cenário preocupante para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Nesta época do ano, o mosquito procura locais quentes e úmidos para a eclosão dos ovos e por isso os cuidados para evitar água parada devem ser redobrados na cidade.
De acordo com o último boletim informativo da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira, dia 3, o município registrou no ano passado 424 casos confirmados de dengue e nenhuma ocorrência positiva de Zika e febre amarela. Sobre a Chikungunya, um exame ainda aguarda resultado final.
A maior incidência de casos de dengue em 2021 aconteceu nos meses de março e abril, com a região central e o bairro do Ipiranguinha registrando a maioria das confirmações da doença.
Para evitar a propagação da dengue é importante manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Como prevenção, intensificar o uso de repelentes e optar por roupas que minimizem a exposição da pele são medidas que evitam a picada do mosquito transmissor.
Em casos de suspeita da dengue, que incluem sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor de cabeça e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo, é fundamental procurar uma unidade de saúde para o correto diagnóstico.