Moradores e turistas deram ao animal o apelido de “César Cielo”, nadador brasileiro campeão olímpico, por causa da elegância e da tranquilidade com que o lobo marinho nadava pelas praias da ilha neste domingo(26)
Um lobo-marinho foi resgatado neste domingo, dia 26, quando nadava na costa de Ilhabela. O animal foi flagrado por internautas em vários pontos da costa da ilha nadando tranquilamente. Nas redes sociais, internautas apelidaram o animal de “César Cielo”, nadador brasileiro e campeão olímpico.
O lobo-marinho acabou escolhendo as proximidades do terminal da balsa para descansar e acabou atraindo a atenção de centenas de pessoas, principalmente, turistas. Segundo consta, temendo pela segurança do animal, funcionários da Dersa e moradores da ilha acionaram o Instituto Argonauta.
Agentes do instituto sinalizaram o local para proteger o animal e em seguida, utilizando uma espécie de puçá, recolheram o lobo-marinho. Não conseguimos contato com o instituto Argonauta para obter detalhes sobre o animal, mas segundo pessoas que presenciaram o lobo-marinho na ilha, trata-se de um animal ainda na fase juvenil.
O animal teria sido recolhido pelos agentes do instituto e possivelmente levado até a base do Argonauta na cidade de Ubatuba. Lá, o animal deverá ser avaliado, cuidado e posteriormente devolvido à natureza.
O Instituto Argonauta tem protegido e resgatado vários animais desta espécie na região. Segundo declarações antigas do oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, “o aparecimento de lobos-marinhos é um fato comum, pois é uma espécie que ocorre no extremo sul do nosso continente e nas ilhas que margeiam a Antártica e que, portanto, pega carona nas correntes que vêm da Antártica ao continente brasileiro, como parte de um fenômeno cíclico da natureza”.
Segundo especialistas, na maioria dos casos eles procuram as praias brasileiras apenas para descansar após uma longa viagem internacional. Existem algumas normas quando se avista um lobo-marinho: • Não tente alimentar ou recolocar o animal na água; • Nunca remova-os da praia; • Mantenha uma distância mínima de 5m e, se possível, afaste animais domésticos • Avise as autoridades competentes da sua região.
Os machos podem alcançar 1,95 m de comprimento, e pesar em torno de 165 Kg, enquanto as fêmeas atingem 1,45 m de comprimento e pesam em média 165 kg. O lobo-marinho alimenta-se principalmente de peixe, cefalópodes e crustáceos
O lobo-marinho procura alimento em locais rochosos e baixos próximos da costa e das suas colónias, mas devido muitas vezes a falta de alimento é obrigado a ir para alto mar onde encontra alimento com mais facilidade, mas em contrapartida corre o risco de ser atacado pelos predadores.