Ubatuba sedia 9º Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe

Simpósio acontecerá no Itamambuca Eco Resort e na praia de Itamambuca, com workshops e atividades na praia, incluindo, Surf Salva – com a SOBRASA e Primeiros Socorros na Praia – como lidar com acidentes com animais marinhos. 

Estão abertas até o dia 5 de junho as inscrições para o IX Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe (SIMSURF), pelo site: www.simsurf.com.br. O evento, promovido pelo “SID – Surf Information Data”, acontecerá na praia do Itamambuca, de 7 a 9 de junho, e tem como objetivo disseminar e aprofundar conhecimentos técnicos sobre saúde do surfista, conduzidos por especialistas em medicina, nutrição, psicologia e treinamento físico.

“A primeira edição do simpósio foi em 1999. Desde então, acredito que contribuímos significativamente para o avanço da ciência do surfe e para a formação de novos profissionais dedicados a trabalhar com surfistas”, afirma Dr. Marcelo Baboghluian, responsável pelo acompanhamento médico de surfistas de elite como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Miguel Pupo.

O evento também promove, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Associação Ubatuba de Surf (AUS), o programa “Surf Salva”, gratuito para escolas de surfe da região. As inscrições podem ser feitas na AUS, rua Conceição, 120 – Centro. O programa visa orientar professores e instrutores na prevenção e resgate adequado em casos de afogamento, além de melhorar o atendimento aos alunos.

Visto que afogamentos são a segunda principal causa de morte em crianças de 2 a 4 anos e a quarta entre jovens de 5 a 20 anos, a programação também incluí a sexta-feira, dia 7, o “KIM na Escola”, um programa de prevenção de afogamentos em crianças, na Escola Municipal Honor Figueira, em Itamambuca. Estas ações são organizadas pelo SIMSURF, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).

Programação

Sexta-feira
07 de junho

19h – ABERTURA

Objetivos do SIMSURF 2024

Com: Dr. Marcelo Baboghluian

19h30 – MEDICINA DO SURFE: Esteja preparado
Com: Dr. Guilherme Vieira Lima

20h – Mesa Redonda: Quais os limites para a prática de esportes radicais? Karina Oliani comandará a discussão com professores convidados

Sábado 
08 de junho

ATIVIDADES DE PRAIA

07h – 08h:  FREE SURF 

08h – 12h: Competição de surf | Local: canto direito da praia

Competição entre os participantes organizado pela AUS (Associação de Surf de Ubatuba) com todas as características de campeonatos oficiais. A finalidade é confraternização e vivência sobre  a vida de atleta. Com o canto de Itamambuca reservado para o momento.

08h30 – 12h:  Surf Salva

Programa desenvolvido pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) específico para surfistas, reconhecido em todo o mundo, comandado pelo Dr David Szpilman autoridade máxima no assunto, e tema que deve ser dominado por todo profissional da saúde, aberto aos acompanhantes.

12h – 13h: Almoço 

AUDITÓRIO – PALESTRAS*

• Lesões de Pele no Surf – Epidemiologia, Classificação e Conduta: Lesões na pele de surfistas são comuns, seja por contato com a prancha, seja com corais e pedras entre outros. Nesta aula será abordado a classificação e conduta das lesões mais recorrentes.

• O Surf nas Olimpíadas: A equipe de saúde da CBSurf mostrando toda a preparação para os jogos olímpicos no Tahiti.

• O papel da Fisioterapia no Surf Competitivo: Comandado por Alexander Rehder, fisioterapeuta da equipe olímpica de natação e de Gabriel Medina, mostrando como uma equipe multidisciplinar deve funcionar

• Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes no Surf Competitivo: Com o crescimento da exposição do surf competitivo, vem crescendo o número de famílias que investem em carreiras de crianças e adolescentes. Conteúdo baseado em documento produzido para o COB que será disponibilizado à todos.

• TASK FORCE: SEGURO VIAGEM: Papel do Médico, e profissionais da saúde, em urgências com surfistas. Além de um correto atendimento para um melhor desfecho, é preciso padronizar rotinas, relatórios e documentos para o acesso correto aos sistemas

• Pesquisa Científica com Surfistas: Área pouco explorada que vem ganhando interesse mundial, tornando-se um oportunidade de publicação. Saber quais as maiores dificuldades dos pesquisadores e como superá-las.

• SURFING MEDICINE INTERNACIONAL: Apresentação de entidade que reúne médicos de várias nacionalidades com o objetivo de desenvolver a Medicina do Surfe.

• APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:  Serão selecionados 4 trabalhos (acadêmicos ou práticos) para apresentação aos colegas inscritos e professores do SIMSURF.

*Horários a serem definidos entre 13h e 21h

21h – LUAU DE CONFRATERNIZAÇÃO

Domingo 
09 de junho

ATIVIDADES DE PRAIA

07h – 08h:  FREE SURF 

08h30 – 12h:  WORKSHOP  – Atendimento de Urgências no ambiente de praia: 

Atividades práticas de como lidar com urgências no ambiente de praia, com materiais disponíveis. Como lidar com acidentes com animais marinhos (Ouriço, Agua Viva, Peixes), luxação de ombros e traumas, entre outros.

AUDITÓRIO – PALESTRAS*

• Burnout e o Surf Competitivo: Como a pressão psicológica das competições influenciam no desempenho e quais as ferramentas utilizadas no acompanhamento mental.

• TASK FORCE: Papel do Surfista em casos de afogamento: Apresentação e discussão sobre como o surfista deve agir na prevenção, identificação e atendimento em casos de afogamento.

• Projeto Diretrizes das patologias musculoesqueléticas no surf:  Projeto que nasceu no SIMSURF 2023, reunindo participantes do evento e desenvolvido ao longo de 2023 e 2024. 

• Finalização do Documento Final Apresentação de esboço final do documento a ser publicado.

*Horários a serem definidos entre 13h e 16h 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *