No dia 3 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, realizará a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Esta iniciativa visa capacitar, gratuitamente, agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região.
A oficina será no Teatro Municipal de São Sebastião, das 9h às 13h, e abordará diversos aspectos relacionados aos cetáceos, incluindo instruções sobre como agir ao avistar uma baleia e as normas de avistagem estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHrrBr3rKVNlJHMAEwPXBy5vqH4R4z4nt6zETZJYG2iYmnDg/viewform.
A temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião acontece nos meses de maio, junho, julho e agosto. Vale ressaltar que as primeiras baleias jubarte já foram avistadas na região. Todos os anos elas migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parirem seus filhotes.
Imagem viraliza
Na semana passada, no dia 9, uma imagem registrada pelo fotógrafo profissional Rafael Mesquita Ferreira mostrando uma baleia nadando ao lado de um cardume de raias viralizou na internet.
Ferreira contou que avistou os animais a cerca de dois quilômetros da costa, entre as praias de Barra do Sahy e Juquehy, na costa sul sebastianense.