Os bombeiros de Santos, no Litoral Norte Paulista, resgataram ontem, quinta-feira(8), um tripulante de um navio que sofreu uma queda de cerca de quatro metros de altura em um porão do navio graneleiro “PEACE GEM”, de bandeira do Panamá.
Os bombeiros foram acionados por volta das 22 horas via Cobom Marítimo, através cde solicitação feita por Rosemary Rufino, informando que seu funcionário na Empresa Cargo Ships, Carlison Luiz Nascimento, de 41 anos, havia sofrido uma queda da escada de aproximadamente 4 metros no porão do navio e precisava ser socorrido.
Em posse dessas informações o Oficial de Área solicitou ao Cobom Marítimo que realizasse contato com a Marinha do Brasil e verificasse se eles iriam auxiliar no atendimento da ocorrência. A Marinha informou que pelo fato do tripulante ter sofrido a queda dentro do porão do navio, não possuía efetivo especializado e equipamento para realizar o salvamento.
Os bombeiros, apoiados pelo 6º Grupamento de Bombeiros e o GBMar, deslocaram nove homens para atender a ocorrência contando com o apoio de uma embarcação da Marinha do Brasil e uma lancha dos GBMar.
Ao chegar na embarcação, que estava atracada na Boia 2, no canal de Santos, a equipe se deparou com um porão de 18 metros de profundidade e a vítima com fratura em membro inferior direito, consciente, caída ao solo.
A equipe foi dividida em duas, uma realizou a montagem do sistema mecânico para içar a vítima e outra realizou o primeiro atendimento e imobilização. Após feito os procedimentos de retirada, a vítima foi alocada na embarcação Guaraú (LA-03) e transportada até o píer da ponte Edgar Perdigão, onde foi levada pela UR-06112 (ENC. Cb PM Maicon) até o pronto socorro da zona leste, onde recebeu os devidos atendimentos médicos.