O movimento nas UPAS centro, norte e sul de Caraguatatuba é dos maiores desde a última quinta-feira(30) devido ao aumento no número de atendimentos de casos de síndrome gripal.
A foto acima foi feita às 22 horas de ontem e mostra a grande quantidade de pessoas, idosos, adultos e crianças, aguardando atendimento na UPA Centro. Em alguns casos a demora chegou a quatro horas no atendimento, apesar do reforço de dois médicos para fazer a triagem das pessoas que chegavam ao local.
Na UPA Central, dois médicos atuam na triagem, o que facilita a diferenciação entre os casos de gripe, H1N1 ou da nova variante Darwin (H3N2) dos de Covid-19.
As duas tendas instaladas no lado externo da UPA permaneceram repletas de pessoas, moradores, veranistas e turistas com suspeita de gripe. Os exames coletados são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, na capital. O resultado demora alguns dias para ser divulgado. Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, cerca de 20% dos atendidos são turistas ou veranistas que passam o feriado de fim de ano em Caraguatatuba.
Muita gente tem procurado diretamente as farmácias para adquirir remédio para combater os sintomas da gripe e fazer teste covid-19. Como a procura por testes Covid cresceu, em algumas farmácias o exame só poderá ser agendado a partir de segunda-feira(3).
A família do veranista V.S., de Campinas, acabou passando a virada do ano isolada em sua casa de praia em Caraguatatuba. Todos, muito gripados, inclusive, as crianças, não puderam até a praia ascender suas velas e pular as ondas como tradicionalmente fazem todos os anos. Todos os adultos da família já tinham tomado as três doses da vacina. A família conseguiu agendar teste de Covid para segunda-feira.
A família de J.R.A., que mora em Caraguatatuba, também, contraiu a gripe. A família está isolada desde a última quarta-feira, após ser atendida na UPA Centro. Existe a suspeita de que todos tenham contraído a gripe Influenza, mas a confirmação ainda depende dos testes encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.
A situação nas demais cidades da região não é diferente de Caraguatatuba. Segundo informações, a Santa Casa de Ubatuba e hospitais de São Sebastião e Ilhabela também tiveram um aumento expressivo no atendimento de síndromes gripais nos últimos dias. A preocupação é de que após o feriado de fim de ano a situação se agrave ainda mais.
A população deve seguir algumas orientações como o uso de máscaras de proteção e, se estiver apresentando algum sintoma, evitar aglomerações e não deixar de utilizar o álcool em gel. Fique atento aos sintomas: coriza, febre, dor no corpo, dor de garganta, mal-estar e fortes dores de cabeça. Ao apresentar qualquer um deles, fique em alerta e se necessário procure o serviço de saúde.