Ontem, quarta-feira, dia 24, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, realizava Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Marítimo, quando pelo município de Bertioga/SP, avistaram uma embarcação, e ao se aproximar, constataram a embarcação pesqueira em plena atividade de pesca na modalidade arrasto de camarão, espécie que encontra-se em seu período de proteção por lei, o Defeso.
O flagrante resultando em quatro autos de infração ambiental no valor de R$ 12.800,00 no total, por pescar em período no qual a pesca seja proibida, em desfavor dos dois tripulantes a bordo. A infração ambiental resultou também na apreensão da embarcação, redes de pesca e demais petrechos utilizados no Crime Ambiental, bem como 60 quilos dos crustáceos.
Já em outro ponto, foi avistada outra embarcação de pesca do tipo rede de emalhe, sentido terra, sendo fiscalizada e ao solicitar as documentações obrigatórias, não possuíam, sendo autuados conforme a legislação de pesca no valor de R$ 2.800,00, apreensão de uma embarcação de madeira e 20 kg de pescados diversos.
Todos os pescadores terão de comparecer a SEMIL – Secretaria de meios Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos, bem como poderão ser solicitados pela autoridade de polícia judiciária, a qual foi noticiada do crime.
Os pescados foram destinados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bertioga, beneficiando dezenas de pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim, o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo!