Casamentos em alta impulsionam mercado de turismo no Brasil

A busca por destinos brasileiros para casamento a beira mar e Lua de Mel movimentam o mercado hoteleiro em crescimento.

O amor está no ar e o mercado de turismo também está comemorando. Com a retomada das cerimônias após a pandemia, casais brasileiros estão investindo em festas e viagens de lua de mel, impulsionando o setor de turismo, viagens e aluguel de temporada.

Dados do IBGE revelam que em 2022, foram registrados 970.041 casamentos no país, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Apesar da alta, o número continua abaixo da média de 1.076.280 casamentos por ano entre 2015 e 2019.

A retomada dos casamentos, somada ao desejo reprimido de viagens durante a pandemia, está gerando um boom no mercado de turismo. A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) estima um crescimento de 47% no número de casamentos no primeiro semestre de 2024, totalizando 624 mil matrimônios.

Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor de casamentos deve movimentar cerca de R$28,7 bilhões no Brasil em 2024. Esse valor inclui gastos com festas, viagens de lua de mel, presentes, vestuário e outros serviços relacionados ao casamento.

Para a assessora de casamento Sandra Corrêa, explica que a adesão por cerimônias menores impactam no turismo. “Muitos casais têm preferido investir em cerimônias mais intimistas e reservar um orçamento maior para a lua de mel, isso impacta diretamente no segmento”, afirma Corrêa.

Já o empresário Thiago Moresqui, do ramo de alugueis de temporada, afirma que o cenário promissor para hoteis, pois também aumenta a possibilidade de contratar serviços de maneira menos tradicional com preços mais acessíveis ao consumidor final. “A concorrência entre redes hoteleiras, sites e aplicativos de aluguel deixa o mercado mais justo para quem deseja economizar no momento das férias, por exemplo”, ressalta Moresqui.

Regras para casar na praia

As cidades do Litoral Norte Paulista participam de feiras e eventos nacionais e internacionais divulgando suas opções para quem pretende se casar a beira mar ou curtir a lua de mel nas praias da região. Existem várias empresas especializadas neste segmento, apenas em Ilhabela, existem doze delas.

A região tem uma feira anual para noivos e noivas, promovida pelo Grupo Ancoradouro, de Ilhabela, que reúne fornecedores de casamento do Litoral Norte e palestrantes consagrados do mercado, além de atrações musicais, desfiles de vestidos de noiva e até uma biblioteca de livros importados de organização de festas de casamento.  O evento é realizado uma vez por ano.

A cidade de São Sebastião possui inúmeras opções de praias e espaços para casamentos, desde os mais íntimos até os mais glamorosos. São diversas opções de hotéis e pousadas, espaços exclusivos para festas, além de praias paradisíacas que tornarão o casamento marcante e inesquecível.

São mais de 200 casamentos por ano a beira mar, fomentando a economia local, abrangendo diversos setores como restaurantes, meios de hospedagem, serviços de decoração, produtoras de foto e vídeo, buffets, floriculturas, salões de beleza, entre outros estabelecimentos.

Dentre as praias mais procuradas pelos noivos amantes da natureza, estão: Arrastão, São Francisco, Barequeçaba, Toque-Toque Pequeno, Maresias, Boiçucanga, Pontal da Cruz, Cambury, Juquehy e Barra do Sahy.

Segundo a prefeitura local, existem regras e necessidade de autorização para quem pretende se casar em uma das praias da cidade. Primeiramente, deve ser solicitada uma autorização para casar na praia através do e-mail turismo.casamentos@saosebastiao.sp.gov.br.

Confira os documentos exigidos que devem ser enviados com 30 dias de antecedência à data da cerimônia:

– Requerimento com descrição do evento;

– Croqui do Evento;

– Cópia do CPF e RG dos noivos ou no caso de pessoa jurídica CNPJ e Contrato Social e RG dos sócios ou representantes legais da empresa; comprovante de endereço com CEP;

– Plantas das estruturas que serão montadas, com indicação do responsável técnico e devidamente acompanhada pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

– Declaração dos Serviços tomados para realização de evento; Contrato de todos os prestadores de serviço do evento (buffet, segurança, mobiliário, decoração, etc.);

– Termo de compromisso pela montagem, desmontagem e limpeza do evento;

– Termo de responsabilidade a danos ao meio ambiente e a terceiros;

O solicitante deve também realizar o pagamento da taxa para abertura do processo; das taxas de ocupação e fiscalização (após deferimento da Comissão de Eventos) e da taxa de fiscalização diária.

Para dúvidas, consulta de valores e mais informações, os contatos podem ser feitos pelo turismo.casamentos@saosebastiao.sp.gov.br ou telefone (12) 3892-2620.

Lembrando que os noivos que optam por casar na praia durante a baixa temporada, encontram os locais mais vazios, tranquilos e a cidade com menos fluxo de veículos.

Dizer o “sim” olhando pra praia, com a leve brisa do mar e um pôr do sol caiçara, pode ter certeza que seu casamento será inesquecível, para você e para os seus convidados também. Venha casar em São Sebastião.

 

Destinos para lua de mel em alta:

Praias continuam em alta. Cidades como TrancosoBoipebaFernando de NoronhaJericoacoara, são as mais desejadas. No Litoral Norte Paulista, as cidades mais procuradas são Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Já para quem gosta de montanhas, os destinos de Gramado e Campos do Jordão são alguns dos mais procurados para lua de mel no Brasil. Para os casais que gostam de viagens históricas, Ouro PretoOlindaParaty e Salvador são ótimas opções para quem aprecia cultura e história. Já para os amantes da Natureza, destinos como BonitoPirenópolis e Capitólio são os mais procurados.

Esses destinos movimentam o turismo local, oferecendo diversos serviços, principalmente em hotel. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Caxias do Sul, Gramado é a cidade com maior número de leitos no Rio Grande do Sul, somando aproximadamente 150 hotéis e pousadas, tornando-se a maior infraestrutura do estado. Já a região de Trancoso, na Bahia, registra aproximadamente 280 hoteis em Trancoso. Esses números demonstram o quanto as cidades turísticas têm investido no setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *