Criança deu entrada na UPA Central(Foto) no sábado e depois foi para a Santa Casa; nesta segunda(15) foi transferida para a capital paulista
Uma menina de um ano que engoliu uma moeda de cinco centavos, em Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, foi transferida nesta segunda-feira, dia 15, para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para retirada da moeda que se encontra alojada em seu esôfago. A informação é do G1.
O caso ocorreu no sábado, dia 13, no bairro do Rio do Ouro, onde a menina mora com a família. Segundo o pai da menina, Kevin Moreira dos Santos, a filha achou a moeda no chão e colocou o objeto na boca. Ela acabou engolindo e engasgando.
O pai contou que iniciou a manobra de Heimlich (uma técnica de desengasgo), mas que não deu certo. Com a ajuda de um vizinho ele levou a filha até a UPA Central de Caraguatatuba. Na UPA, foi feito um raio-x que constatou que a moeda estava na garganta da criança, que acabou sendo transferida para a santa casa da cidade.
Um novo raio-x realizado na Casa de Saúde Stela Maris constatou que a moeda havia descido para o esôfago da criança. Segundo o pai, os médicos recomendaram que a criança passasse por uma endoscopia infantil, procedimento que não existe em Caraguatatuba.
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) conseguiu transferir a menina para o Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde passará por uma endoscopia para a retirada do objeto.
Ao G1, o pai da criança explicou que a filha não tem o caso considerado grave e não corre risco de morrer, mas o procedimento médico tem que ser realizado com rapidez para evitar engasgos.