Destilaria e loja da Single Fin Gin fica em Barra do Sahy, na costa sul sebastianense; turistas podem degustar, comprar e conhecer como é produzido o gim artesanal
Uma mistura de loja e bar localizado na Av. Adelino Tavares, número 170 , Loja 09, na Praça Barra do Sahy, na Praia de Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião, no litoral norte paulista, virou o ponto de encontro dos amantes de um bom gim artesanal no litoral paulista.
Na loja/bar funciona desde 2020 a sede do Single Fin Gin, a primeira e única destilaria de gim artesanal do litoral norte paulista. O local transformou-se num ponto de atração turística para quem visita a costa sul sebastianense em busca de belas praias e adora drinks a base de gim.
O negócio surgiu a partir da amizade de dois surfistas, que após rodarem o mundo, decidiram investir numa destilaria de gim em Barra do Sahy, um dos locais preferidos para surfar na adolescência, quando ambos moravam no interior paulista e desciam em direção até São Sebastião para pegar onda em Maresias, Cambury, Barra do Sahy e Baleia, na costa sul sebastianense.
Mathias Lessmann e Miguel Arasaki são dois amigos da cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, que durante a adolescência viajavam juntos para praticar surfe nas praias de São Sebastião. Os dois viajaram o mundo, se reencontraram e desde 2020 são sócios da Single Fin Gin, marca de gim artesanal instalada em Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião.
Mathias Lessmann, hoje com 36 anos, é formado em Relações Internacionais pela Bond University na Austrália, onde residiu por 6 anos. Em seguida, passou dois anos velejando, inclusive, em uma expedição à Antártida, onde dirigiu o documentário: Nômades do Mar.
Miguel Arasaki, de 37 anos, por sua vez, passou dez anos fora do país, de 2007 a 2017. Estudou Economia em Berlim, fez carreira em comércio internacional, na Alemanha e depois nos Estados Unidos.
O tempo passou e em 2020, os dois se reencontraram e se tornaram sócios na primeira destilaria de gin no Litoral Norte Paulista, a Single Fin Gin, em São Sebastião. Os dois amigos produzem o gin em Barra do Sahy, na costa sul sebastianense, onde além da destilaria, eles mantém uma loja para venda direta do produto.
A loja fica na avenida Adenilo Tavares, nº 170, loja 9, em Barra do Sahy. O local transformou-se num ponto de visitação turística, já que muita gente visita o local para degustar, comprar e, também, conhecer como é produzido o single fin Gin.
A Single Fin Gin produz há cerca de quatro anos seus destilados em um alambique de cobre em Barra do Sahy, em meio à deslumbrante Serra do Mar. Antes de iniciarem a produção própria, os dois visitaram várias destilarias, entre elas, a Cape Byron, na Austrália, You & Yours, em San Diego, na Califórnia(EUA) e a Monkey 47, na Alemanha.
Os dois sócios, também, investiram na escolha da garrafa que armazena o produto. Para desenvolver o design da garrafa contrataram o designer carioca Thiago Modesto. Os dois sócios e o designer carioca também ficaram responsáveis pela criação do rótulo que identifica o lote da garrafa comercializada.
A destilaria produz no local três tipos de gin: Single Fin Gin, Barred Aged Gin e Ocean Gin e um licor Bergamoncello. Recentemente, foi lançada a marca de gin spritz, o Biarritz, comercializado em garrafas pequenas, com menor teor alcoólico e pronto para beber. Os preços da garrafa variam de R$ 120,00 a R$ 180,00.
Surfe
Em uma entrevista concedida há dois anos para um material promocional da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, os dois sócios explicaram como surgiu a Single Fin Gin.
Mathias Lessmann contou que ele e Miguel se conhecem desde a adolescência quando viajavam ao Litoral Norte para praticar surfe nas praias da costa sul sebastianense. “Desde os 14 anos frequentávamos a região para surfar. O surfe foi a conexão com Barra do Sahy”, contou Mathias. Segundo ele, a opção por Barra do Sahy deve-se à exuberância da região e da vida sossegada e tranquila.
Miguel relatou que viajou para várias partes do mundo para surfar e na Alemanha, onde morou alguns anos, conheceu uma receita de gin que procurou aprimorar durante 10 anos até usar na destilaria aberta em São Sebastião.
Ele disse que procurou conhecer os ingredientes do gin que produz em cada um dos países que foi surfar. “A verbena(planta) conheci no Marrocos; a lavanda, na França, e o floral, na Indonésia”, contou.
O rótulo que identifica o lote de cada uma das garrafa, também, mantém a ligação com o surfe: tem sempre o nome de uma praia da região e o desenho de uma figura feminina, nua, deslizando sobre as ondas.
A relação com o surfe continua. A Gin Fin Single mantém parceria com duas marcas ligadas ao surfe: a Deus Ex Machina, que produz pranchas e patrocina atletas como Carlos Bahia, Jefson Silva e Atalanta Batista, e a Backyard, de produtos de vestuário do universo do surf.
A destilaria também colabora com a ONG ambiental North Shore Riders e a Sea Shepherd Brasil, doando 15% das vendas do Ocean Gin para proteção da vida marinha. 1% do faturamento das vendas é destinado ao plantio de árvores no país.