Aguilar Junior surpreende e indica vereador Baduca como seu candidato à sucessão em Caraguatatuba

Até ontem, os mais cotados para a sucessão do prefeito eram o vice-prefeito José Ernesto e o secretário de Governo, Neto Bota 

 

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior(PL), anunciou nesta sexta-feira, dia 22, o candidato que irá apoiar na sua sucessão: o vereador Cristian Alves de Godoy, o “Baduquinha”. A notícia surpreendeu o meio político local já que desde o início de sua segunda gestão Aguilar Junior mantinha dois nomes como possíveis sucessores: o atual vice-prefeito José Ernesto e  atual secretário de Governo, Neto Bota. 

 

Indicado para disputar a sucessão do atual prefeito, o vereador Baduca Filho, o “Baduquinha”, que ocupa a Câmara Municipal pela quarta vez. Cristian Alves de Godoi, ou Baduca Filho, como é conhecido, cumpre seu quarto mandato na Câmara Municipal de Caraguatatuba após conquistar 1.402 votos nas eleições de 2020. É caiçara, formado em direito pela Unip, começou na política como assessorando por 12 anos o pai( Baduca,  já falecido). Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, com 1.625 votos, sendo reeleito em 2008, com 2.140 votos e em 2012, conseguiu 1.739 votos.  

 

Em 2016, Baduca Filho foi adversário de Aguilar Junior nas eleições para prefeito. Ele compôs como candidato a vice-prefeito a chapa que tinha como candidato a prefeito o engenheiro Gilson Mendes. A chapa de Gilson e Baduca perdeu por 37 votos as eleições daquele ano.

 

Em 2016, Aguilar Junior, do PMDB foi eleito com 42,50% (25.138 votos) dos votos em uma disputa acirrada com o então candidato do PSDB Gilson Mendes, que terminou a eleição com 42,44% (25.101 votos) dos votos, somente 37 votos de diferença. O vice-prefeito eleito foi Campos Junior do PPS.    

 

Nas eleições de 2020, o prefeito eleito foi Aguilar Junior, do MDB, com 42,27% (27.183 votos) dos votos em uma disputa acirrada com o candidato do PSDB Mateus da Silva, que terminou a eleição com 38,82% (24.964 votos) dos votos, somente 2.219 votos de diferença. O vice-prefeito eleito foi José Ernesto do PDT.

 

Prefeito Aguilar Junior, vereador Baduca e secretaria de Educação, Márcia Paiva. Foto: Reprodução Jornal Expressão Caiçara

 

Em entrevista a rádio Caraguá FM, Aguilar Junior disse que seu pai, o ex-prefeito e vereador José Pereira de Aguilar poderá ser o coordenador da campanha eleitoral deste ano. Aguilar pai é considerado um dos políticos mais experientes e respeitados de Caraguatatuba. Foi várias vezes vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito da cidade.

 

Aguilar Junior informou ainda que nove secretários e secretários adjuntos devem se afastar nos próximos dias para disputarem as eleições deste ano, como determina a legislação eleitoral. Entre os secretários devem se afastar Eduardo Cursino, pré-candidato a prefeito na cidade de Taubaté; Wilson Gobetti, assessor parlamentar, que deverá disputar uma vaga na Câmara de Vereadores; e a secretaria de Educação, Márcia Paiva, que será a candidata a vice-prefeita na chapa de Baduca, em outubro deste ano.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *