Veleiro “Bravo”, do Iate Clube de Santos, vence a 1ª etapa da 24ª Copa Mitsubishi em Ilhabela

Veleiro Bravo, do IAC, vencedor da 1ª etapa da Copa Mitsubishi 2024. Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

 

Com três vitórias em dez regatas, o Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), venceu no domingo (10/3) a 1ª Etapa da 24ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A competição realizada nos dois primeiros finais de semana de março reuniu 37 barcos, sendo cinco da competitiva Classe C30. Para se ter noção do equilíbrio da C30, o Bravo somou 18 pontos perdidos, contra 21 do Kaikias EMS e 22 do Relaxa Building. Caiçara KAT Technologies e Tonka completaram a flotilha.

Foram três regatas no sábado, ao norte de Ilhabela com o tradicional vento leste pouco acima dos dez nós e mais três no domingo, porém, no centro do Canal de São Sebastião, com a mudança do vento para sudoeste em torno de 12 nós (20 km/h). O segundo colocado Kaikias EMS venceu duas regatas e o medalha de bronze Relaxa Building, três. Caiçara KAT Technologies e Tonka obtiveram uma vitória cada. Houve um descarte.

Vencedor de duas das três regatas deste domingo, o comandante do Bravo enalteceu a competitividade da C30. “O campeonato foi espetacular, de altíssimo nível, com os barcos velejando muito próximos uns dos outros em todas as regatas. As manobras mostraram que as tripulações estão muito bem entrosadas, o que levou a definição da maioria das regatas para a última perna, nos detalhes e sempre com emoção”, destacou Jorge Berdasco.

O Bravo foi para a raia no dia decisivo, empatado com Kaikias EMS e um ponto à frente do Relaxa Building. “A nossa principal virtude foi mantermos a regularidade ao longo da etapa. No último dia precisávamos buscar o resultado e a tripulação mostrou que estava empenhada e concentrada. A C30 mais uma vez mostrou sua força. Foram dois finais de semana muito legais. Estão todos de parabéns”, elogiou o comandante Berdasco.

As demais classes em disputa na Copa Mitsubishi, tiveram como vencedores da primeira etapa, Phoenix (ORC), Lucky Alforria (ORC Cruiser), Ginga (HPE 25), Zeus (RGS) e Cambada (RGS Cruiser). O bicampeão olímpico Robert Scheidt competiu com o Phytoervas na Classe ORC. A segunda etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica será nos dias 15/16 e 22/23 de junho, o chamado Warm Up para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no final de julho.

 

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)

02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá

03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS

05 – Relaxa Building – Tomás Mangabeira – YCI

06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)

07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)

08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC

09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)

 

Por Ary Pereira Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *