Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis foram beneficiadas pelo novo PAC que soma R$ 23 bilhões de investimentos em áreas como saúde, educação e cultura. Foto Capa: Antônio Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, ontem, quinta-feira (7), em Brasília, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, voltado para atender projetos prioritários apresentados por estados e municípios. Foram contemplados programas nos eixos de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva, com R$ 23 bilhões em investimentos.
Ao discursar, Lula destacou que a prioridade na escolha das obras do PAC Seleções foi para localidades com vazios assistenciais onde identificou-se mais carência dentro de cada modalidade.
“Eu não posso olhar o prefeito e a filiação dele, se bem que é importante levar em conta isso, mas eu tenho que olhar a necessidade do povo, qual é a região que precisa mais daquele investimento naquele momento”, disse, acrescentando que “ninguém ficará de fora”.
Segundo Lula, além de atender diretamente a população, um dos principais objetivos do programa é a geração de emprego e renda. Ele cobrou que os gestores identifiquem os entraves burocráticos e coloquem as obras em andamento.
“Nós estamos anunciando há alguns meses uma quantidade enorme de obras que estamos tentando refazê-las, mas elas ainda não estão feitas e não começaram a ser executadas. Há muitas obras paralisadas que a gente ainda não retomou porque tem uma certa dificuldade, tem empresa que não existia mais, tem empresa que abandonou o projeto e é preciso reconstruir para retomar essas obras”, disse.
“Se preparem que eu vou visitar os estados, vou visitar a cidade, eu quero saber se tudo que foi anunciado aqui está acontecendo. Eu quero saber se a jabuticaba está nascendo, porque é o olho do dono que engorda o porco”, acrescentou o presidente.
Litoral Norte Paulista e sul-fluminense
Quatro cidades do Litoral Norte Paulista e sul-fluminense foram beneficiadas por obras ou projetos do novo PAC lançado ontem, quinta-feira(7), em Brasília. As cidades terão obras equipamentos e projetos nas áreas da saúde, educação e cultura.
Em Caraguatatuba, o PAC Seleções liberou a construção de uma escola de educação infantil e também, de uma nova UBS(Unidade Básica de Saúde). Em Ubatuba, a cidade receberá a construção de uma UBS(Unidade Básica de Saúde) e o projeto de restauro do Sobradão do Porto.
Em Paraty, foram liberadas a construção de uma escola em tempo integral e de uma UBS, além de um ônibus escolar. Em Angra dos Reis, foram liberadas as construções de uma policlínica, uma UBS e um centro cultural. A cidade receberá ainda o projeto de restauro do Convento São Bernadino de Sena e um ônibus escolar.
- Com informações da Agência Brasil