A prefeitura de São Sebastião suspendeu o transporte público em três bairros após um ônibus ter sido incendiado na noite de quarta-feira(31) no terminal Itatinga, na região central da cidade.
O veículo teria sido incendiado por moradores em protesto pela morte de um morador do bairro pela polícia militar. Ninguém ficou ferido pois o ônibus estava vazio e o motorista deixou o veículo antes do incêndio ter sido iniciado. A polícia civil investiga o caso.
Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira(1º) à Morada FM, o prefeito Felipe Augusto, disse que o incêndio teria sido provocado por três homens que entraram no ônibus com um galão de gasolina e tocaram fogo no veículo.
Ainda, segundo o prefeito, foi intensificada pelas forças de segurança monitoramento nas ruas dos bairros do Olaria, Itatinga e Topolândia para localizar os autores do incêndio.
O prefeito solicitou ainda reforço na segurança pelo Estado e adiantou que o transporte público nos três bairros somente será normalizado após a situação voltar a normalidade.
No início da madrugada desta quinta(1º), foi emitido um comunicado pela prefeitura da cidade informando aos usuários que o transporte público nos bairros do Olaria Itatinga e Topolândia seria suspenso por tempo indeterminado.
A prefeitura informou ainda que o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá apenas na praça João Tarora, na saída da Topolândia. Segundo a prefeitura, as medidas teriam sido adotadas devido ao protesto criminoso ocorrido na noite de quarta-feira(31) que resultou na queima de um ônibus no terminal do Itatinga.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 22 horas para atendimento de ocorrência de incêndio, sem vítimas, em ônibus de transporte público do município de São Sebastião, pelo bairro Topolândia.
Segundo a nota dos bombeiros, o incêndio teria se iniciado de maneira criminosa quando indivíduos retiraram o motorista, que estava sozinho, e atearam fogo no ônibus. Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram, o veículo já estava totalmente tomado pelas chamas.
As guarnições atuaram na extinção do incêndio com gasto de aproximadamente 5 m³ de água. O local foi deixado em segurança aos cuidados do policiamento e representantes da empresa responsável pelo transporte.
Ubatuba
O último “ataque” a um coletivo em protesto de moradores na região do Litoral Norte havia sido registrado em 1º de janeiro de 2022 quando moradores do bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba, incendiaram um veículo da empresa VerdeBus, em protesto pela morte de um morador em confronto com a polícia militar. Ninguém ficou ferido.
A empresa chegou a suspender os serviços em duas linhas por causa do incêndio do veículo. Em nota divulgada no facebook oficial da empresa, na ocasião, a VerdeBus repudiou o ato criminoso e alegou que a linha do Ipiranguinha ficaria suspensa, por tempo indeterminado, e seria retomada “somente quando as autoridades de segurança pública garantissem a segurança no percurso”. Dois dias depois, o transporte foi normalizado.