A rede hoteleira do Litoral Norte está registrando o seu melhor índice de taxa de ocupação no período do Natal dos últimos dez anos. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavano.
Segundo Tavano, as reservas para o Natal 2021 em hotéis e pousadas da região está sendo excelente. Ele disse acreditar que esse índice de ocupação ocorre em função de algumas restrições para viagens internacionais, do problema da Itapemirim, que deixou milhares de passageiros sem voos e da elevada cotação do dólar e do euro. “Diante desse quadro, o Litoral Norte se tornou uma ótima opção para o curtir o feriado de Natal”, contou.
As pesquisas realizadas nesta quinta-feira(23) pela ABIH mostram que em Ubatuba o índice de ocupação na rede hoteleira é de 94%; em Ilhabela, de 88%; em São Sebastião, de 70%; e, em Caraguatatuba, de 68,5%. Segundo Tavano, no ano novo, o índice de taxa de ocupação deverá chegar aos 100% em toda a região.
“Tudo indica que a temporada 2021/2022 será uma das melhores dos últimos anos. Se São Pedro colaborar e não ocorrer chuvas intensas, teremos sem dúvida, a melhor temporada dos últimos anos”, comentou Tavano.
Segundo ele, a expectativa é de que com sol e calor, a rede hoteleira terá excelente taxa de ocupação até o dia 26 de janeiro. ” A partir do dia 26 de janeiro deverá haver uma queda no movimento, com maior procura nos finais de semana até o carnaval”, informou.
Tavano acredita que o carnaval 2022 deverá o melhor carnaval dos últimos seis anos, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia. “Se confirmado o cancelamento do carnaval na capital e nas grandes cidades do interior, o Litoral Norte vai bombar. Sem desfile de blocos, as pessoas vão preferir curtir o feriado de carnaval na praia”, adiantou.
A explicação de Tavano tem lógica. Nos últimos anos, com o crescimento do carnaval de rua na capital e nas grandes cidades do interior, o movimento turístico nas cidades do Litoral Norte tem deixado a desejar. As prefeituras das cidades do Litoral Norte já confirmaram o cancelamento do carnaval 2022, mas isso não deverá afastar os turistas, pelo contrário, deverá atrair muito mais pessoas interessadas em aproveitar o feriado a beira mar. As praias, as belezas naturais e a diversificada gastronomia continuam sendo os grandes atrativos turísticos da região.