Ubatuba vai fiscalizar agências de turismo ilegais durante a temporada

Ubatuba vai combater agências de turismo ilegais que atuam no município durante a temporada de verão. A fiscalização será feita pela Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal e pela Polícia Ambiental. Foto acima: Pico do Corcovado uma das trilhas mais visitadas em Ubatuba.

 

“Com o início da temporada de verão, vamos realizar ações de fiscalização nas entradas da cidade e nas trilhas para atrativos naturais. O intuito é coibir ações de agências de turismo ilegais e pessoas que se passam por guias de turismo em nosso município e estão sendo detectados pelos profissionais que atuam de acordo com as leis vigentes”, explicou o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau.

 

O secretário ainda disse que é importante destacar que esse tipo de comportamento tem prejudicado a cadeia produtiva do turismo em Ubatuba, como agências de turismo legalizadas e guias de turismo credenciados no Ministério do Turismo através do CADASTUR.

 

“Essas ações visam igualmente trazer segurança às Comunidades Tradicionais, que estão inseridas nestes ambientes e que, muitas vezes, sofrem com o grande número de pessoas sem nenhum controle e condução”, acrescentou.

 

A Setur alerta e orienta todos os visitantes a sempre procurarem serviços legalizados, visando maior segurança. Para saber mais sobre agências e guias de turismo credenciadas, tirar dúvidas e procurar sugestões que atendam o que está sendo planejado, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas (CIT) da secretaria de Turismo de Ubatuba pelo telefone (12) 3833-9123 ou pelo endereço eletrônico cit@ubatuba.sp.gov.br

 

Vale destacar que a profissão de Guia de Turismo é reconhecida em âmbito federal- lei 8623/93 e o exercício ilegal da profissão é crime, conforme artigo 47 do decreto de lei nº3688/41. Caso alguém seja flagrado nestas condições será conduzido à delegacia da cidade.

Corcovado

Uma das trilhas mais procuradas em Ubatuba é a que dá acesso ao Pico do Corcovado. A trilha só pode ser feita com monitores da Associação Coaquira de Guia de Turismo, Monitor e Condutor de Ubatuba, única empresa credenciada pela Fundação florestal.   passa a ser a empresa responsável pela monitoria ambiental no local, pela entrada do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, no Bairro Corcovado.

Os usuários que pretendam fazer a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Picinguaba deverão obrigatoriamente fazer o agendamento prévio com a Associação, sediada na Rua Cascata, 65, Bairro Ipiranguinha, em Ubatuba-SP, pelo e-mail: ac.corcovado.@gmail.com.

Vale ressaltar que, como a atuação da Coaquira é restrita ao acesso pelo Núcleo Picinguaba, os usuários que pretendam fazer a trilha do Pico do Corcovado pela entrada do Núcleo Santa Virgínia, em Natividade da Serra, deverão fazer o agendamento prévio com esse Núcleo pelos telefones: (12) 3671-9159/9266 ou pelos e-mails: pesm.nucleosantavirginia@fflorestal.sp.gov.br e nucleosantavirginia@gmail.com.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *