Nas praias classificadas como impróprias o banho de mar deve ser evitado devido a presença de esgoto na água do mar. As praias poluídas são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha; em Ilhabela, banhistas devem evitar nadar na praia do Itaquanduba(Foto)
O Litoral Norte Paulista está com 24 praias impróprias para banho no fim de semana. O número de praias poluídas é maior que o registrado na semana passada quando 15 praias foram consideradas inadequadas para banho pela Cetesb.
Segundo a Cetesb, estão impróprias para banho, oito praias em Ilhabela(na semana passada eram cinco); sete praias em Ubatuba(na semana anterior eram cinco praias); seis praias em São Sebastião(eram quatro na semana anterior) ; e, três, em Caraguatatuba(o mesmo número e as mesmas praias da semana passada).
O aumento no número de praias impróprias deve-se a superlotação de turistas e as chuvas que atingiram a região na semana de avaliação. As amostras de águas foram coletadas no domingo(14). Com as chuvas, parte do esgoto lançado indevidamente em córregos e rios são levados para as praias.
As praias impróprias estão sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas para banho de mar devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar.
Confira as praias impróprias para banho no litoral norte
Ubatuba: Itaguá( em dois pontos), Santa Rita, Itamambuca(trecho do rio), Lázaro, Félix, Santa Rita e Enseada.
Caraguatatuba: Tabatinga(trecho próximo ao rio), Prainha e Indaiá.
São Sebastião: Cigarras, São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta, Boiçucanga e Boracéia.
Ilhabela: Pinto, Viana, Portinho, Ilha das Cabras, Barreiros Sul, Itaguaçu, Veloso e Itaquanduba.
Saneamento Ilhabela
Em Ilhabela, cidade com o maior número de praias poluídas esta semana, o prefeito Toninho Colucci anunciou o início da construção da 11ª Estação Elevatória de esgoto na região sul na última terça-feira (16).
Ao todo, serão 12 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) distribuídas entre os bairros do Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião, que serão interligadas à rede coletora de esgoto existente e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Feiticeira, em execução, com o objetivo de completar o ciclo de obras necessárias para colocar em operação o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Feiticeira.
As novas Estações Elevatórias possuem a tecnologia de bombeamento em linha, denominado DIP (Direct In-line Pump), do tipo poço seco, que, diferentemente do tradicional poço úmido, o esgoto não fica exposto à atmosfera e evita a emissão de odores, gases e acúmulo de resíduos.
O prefeito Toninho Colucci informa que já colocou em operação as cinco estações elevatórias de esgoto, permitindo a ligação de mais 1,5 mil imóveis à rede coletora de esgoto. Outra importante intervenção é a obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I) no bairro da Feiticeira, na Região Sul. Serão 15 km de rede coletora de esgoto, que beneficiará cerca de 4 mil moradores residentes nos bairros Piúva, Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião. A previsão é de que o empreendimento esteja pronto em 15 meses e vai tratar de 7 a 9% a mais do esgoto da cidade.
Segundo o Instituto Água e Saneamento com base em dados de 2021, Ilhabela tem 36.194 habitantes; sendo que 21.600 deles, 59,87% da população não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto e outros 10.873 moradores, 30% da população, não tem acesso a água da Sabesp. Os serviços de água e esgoto são de responsabilidade da Sabesp. Um total de 99,3% da população é atendida pela coleta de resíduos domiciliares(lixo), sendo 6,86% dos resíduos reciclados. O serviço de coleta de lixo é de responsabilidade do município.