Cerca de 13 equipes, mobilizando 200 trabalhadores reforçam a limpeza de praias e trabalhos são iniciados às 4h
A Prefeitura de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, definiu como será feita a limpeza das praias da cidade durante o verão. Apenas na virada do ano a cidade, que tem 125 mil habitantes, deverá receber 600 mil turistas.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, preparou operações especiais ao longo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A limpeza das praias começará por volta das 4 horas da madrugada para que os milhares de banhista possam usufruir de praias sempre limpas.
Segundo a prefeitura, pelo menos 12 equipes e cerca de 200 funcionários atuam no trabalho manual e mecânico de recolha dos resíduos descartados em toda a orla marítima e demais pontos de grande movimentação de pessoas.
As praias que abrangem o trecho do Camaroeiro (Centro) até a Região Sul, perto da Praça de Eventos do Porto Novo, recebem equipes três vezes por semana em dias normais e quatro vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.
A Prainha e a Martim de Sá, na região central, duas das praias mais frequentadas da cidade, recebem equipes diariamente, enquanto a Praia Brava, cujo acesso é feito apenas pelo mar ou por uma trilha na encosta da Martim de Sá, recebe equipe de limpeza uma vez por semana.
Na região Norte, no trecho que compreende a praia do Capricórnio até a Lagoa Azul, assim como Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga recebem equipes duas vezes por semana em dias normais e três vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.
Campanha
Em muitas praias da cidade existem placas recomendando aos banhistas que evitem deixar lixo, o cocô de seus pets e até cinzas e bitucas de cigarro na areia. As placas foram instaladas pelas associações de moradores com o objetivo de sensibilizar os turistas a manterem limas as praias da cidade ao longo do verão.
Em algumas praias, como a do Capricórnio, na região Norte, a associação de moradores recomenda ainda que os turistas não frequentem a areia com seus pets e evitem o som alto.
Moradores e veranistas reclamam que a prefeitura pavimentou a avenida Tubarão que liga o bairro até a Lagoa Azul, um dos pontos mais visitados da cidade, mas não sinalizou e nem colocou lombadas. A reclamação é que os turistas trafegam em alta velocidade levando perigo aos moradores.
Ambulantes
A prefeitura liberou alvará para 500 ambulantes, moradores da cidade, trabalharem nas praias ao longo do verão. Eles estarão com um colete verde perereca e devidamente identificados através de um crachá.
O prefeito Aguilar Júnior em entrevista a sua emissora de rádio da cidade recomendou aos turistas e moradores que só adquiram produtos dos ambulantes devidamente credenciados pela prefeitura.
O prefeito justificou que, além deles serem da cidade e trabalharem o ano inteiro nas praias, inclusive, na baixa temporada e arcarem com suas taxas anuais, todos fizeram cursos de capacitação e qualificação, inclusive, orientados pela vigilância sanitária, aqueles que comercializam alimentos .