Sanepav divulga cronograma de coleta de lixo no período, com novos horários e aumento de equipamentos e coletores
A temporada de verão está prestes a iniciar e, com ela, a população flutuante de Ubatuba deve aumentar expressivamente. Por isso, alguns setores da prefeitura já iniciaram o planejamento de medidas que irão vigorar durante o período.
Como parte desse planejamento, a Sanepav, empresa responsável pela coleta de lixo no município, divulgou o cronograma dos serviços a partir do dia 18 de dezembro. A medida é necessária, pois o aumento na média mensal da quantidade de lixo recolhida é de quase duas mil toneladas a mais na alta temporada.
“Neste período, a cidade de Ubatuba enfrenta um aumento de 50,3% no resíduo sólido urbano (RSU) a ser coletado sendo que, em janeiro, esse aumento chega a 87,2% se comparado à baixa temporada”, explicou o gerente da Sanepav, Ricardo Alves Massini.
Para garantir a efetividade dos serviços, a empresa expande seu quadro de funcionários em 116,7% e 112,5% em equipamentos compactadores de lixo para atender todas as regiões.
Na temporada 2022/2023 a empresa utilizou 98 coletores, 32 motoristas com 17 caminhões. Antes da temporada, os serviços eram executados por oito caminhões, 48 coletores e 16 motoristas.
A Prefeitura de Ubatuba coleta em média 129,5 toneladas de lixo por dia durante o ano e no período de temporada esse número passa para em média 195,5 toneladas diárias.
Em Ubatuba, o lixo é coletado pela empresa Sanepav e transportado para o aterro sanitário da cidade de Jambeiro pela empresa Resitec. Ambos os serviços são realizados através de contratos anuais que podem ser conferidos no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Ubatuba, assim como os valores. Acredita-se que a prefeitura invista cerca de R$ 12 milhões anualmente apenas para transportar o lixo em carretas até o aterro de Jambeiro, no Vale do Paraíba.
Confira o cronograma para a temporada de verão:
• Frequência Diária (Segunda-Feira a Sábado)
Vila Itamambuca, Ranario, Praia do Félix, Praia do Prumirim, Morro do Tiagão, Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Cond. Itamambuca, Corcovado, Folha Seca, Rio Escuro, Monte Valério, Pereque-Mirim, Domingas Dias, Lázaro, Sununga, Saco da Ribeira, Praia Dura, Praia Vermelha do Sul, Fortaleza, Vl. Mariana, Cond. Recanto da Lagoinha, Cond. Salga, Lagoinha, Cond. Samola, Cond. Jardim Marisol, Praia do Sapé, Sertão do Ingá, Sertão da Quina, Maranduba, Caçandoca, Cond. Pulso, Rio da Prata, Tabatinga, Sertão do Arariba e Região Norte.
• Frequência (Segunda, Quarta e Sexta-feira)
Ruas de difícil acesso das regiões: Ponta Grossa, Sesmaria, Toninhas, Enseada, Pereque-Mirim, Santa Rita, Flamenguinho, Lázaro, Rio Escuro e Enseada.
• Frequência (Terça, Quinta-feira e Sábado)
Ruas de difícil acesso das regiões: Casa da Farinha, Sertão do Ubatumirim, Joca, Aldeia Boa Vista, Cazanga, Pedreira, Rua da Flora, Ipiranguinha, Vale do Sol, Figueira e Pé da Serra. Período Noturno Horário: A partir das 18h00min
• Frequência Diária (Segunda-Feira a Sábado)
Centro, Silop, Umuarama, Barra da Lagoa, Estufa I, Pq. Vivamar, Itaguá, Acaraú, Tenório, Praia Vermelha do Centro, Cais do Porto, Praia Grande, Toninhas, Cond. Recanto das Toninhas, Enseada, Cond. Santa Rita, Estufa II, Sesmaria, Sertão do Sergio e Perequê-Açu.
• Frequência (Segunda, Quarta e Sexta-feira)
Taquaral, Sumidouro, Pedreira Alta, Pedreira Baixa, Usina Velha, Angelim, Ressaca, Jd. Samambaia, Jd. Carolina, Bela Vista e Marafunda.
• Frequência (Terça, Quinta-feira e Sábado)
Mato Dentro, Pq. Dos Ministérios, Cond. Ubatuba Country Club, Cond. Vila Azul, Cond. Park Hills, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Horto, Figueira, Pé da Serra, Ipiranguinha, Vale do Sol, Jd. Ipiranga e Emaús.