Paraty abre concurso para a escolha do monumento mais importante da cidade

Confira abaixo a receita do prato tipicamente caiçara eleito o mais saboroso de Paraty: Camarão Casadinho

A Prefeitura Municipal de Paraty realiza através de suas redes sociais o Concurso “Sete Maravilhas de Paraty”, que é constituído por sete categorias: Praias, Cachoeiras, Ilhas, Vistas (Mirante), Pratos (Gastronomia), Monumentos (Arquitetura) e Patrimônio Imaterial que serão escolhidas por meio de votação no site da Prefeitura e também pelo aplicativo Paraty App.

 

 

Agora, a prefeitura abriu a votação para a escolha da sexta categoria que será a escolha do monumento, a arquitetura mais marcante da cidade de Paraty. A escolha não será nada fácil pois Paraty tem uma arquitetura que é considerada Patrimônio Nacional e tem um centro histórico preservado com casarões e igrejas dos séculos 18 e 19. A cidade de Paraty teve momentos importantes no decorrer da história, com participação no ciclo do ouro, café e produção de aguardente.

 

 

O Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) considera entre as principais construções: as igrejas de Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Dores e a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; o Forte Defensor Perpétuo; a Santa Casa de Misericórdia; casa na esquina das ruas Dona Geralda com Samuel Costa; sobrados existentes na Rua Dr. Pereira, esquina da Rua Comendador José Luís; sobrado à Rua Tenente Francisco Antônio, com telhões de Louça no beiral. Confira a relação de monumentos que concorrem ao prêmio:

 

O objetivo do concurso é muito legal. O concurso tem o objetivo de projetar as belezas naturais e culturais de Paraty, fomentando e diversificando os roteiros turísticos do município, envolvendo, moradores, veranistas e turistas do Brasil e do exterior. Em uma pesquisa feita este ano, pela PUC(Pontifícia Universidade Católica) com 48 mil turistas, Paraty ficou em 1° lugar como local preferido para turismo histórico no Brasil.

 

.

Praia do Sono foi a eleita a mais bonita pelos internautas

 

A prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Turismo, já realizou a votação de cinco categorias. A praia do Sono, foi eleita a praia mais bonita da cidade; a cachoeira do Saco Bravo, na Ponta Negra, a mais linda de Paraty; a  Ilha do Araújo, eleita a ilha mais bonita da cidade por 61,84% dos internautas; o mirante do Pão de Açúcar, no Mamanguá, foi escolhido 47,73% dos eleitores como a melhor vista da cidade; e, na categoria gastronomia, o prato camarão casadinho, ficou em primeiro lugar, eleito por 28, 38% dos internautas.

 

Cachoeira do Saco Bravo, na Ponta Negra, primeiro lugar entre as cachoeiras

 

Gastronomia

 

Camarão Casadinho, prato caiçara típico de Paraty. Foto: Reprodução Redes Sociais/ Débora Bedin

Confira a receita do Camarão Casadinho eleito por 28,38% dos internautas como o mais saboroso de Paraty. O camarão recheado com farofa de camarão é um dos pratos tipicamente caiçara e dos mais procurados em Paraty. A receita é de dona Maria Rameck, proprietária da Pousada Cigarras Pouso Familiar e foi publicadas no livro Delícias de Paraty – Comida Típica Paratyense, de Gislana Peçanha – Ed. Baraúna, 2009. Confira:

Ingredientes: 1 quilo de camarão grande ou médio, farofa de camarão, alho, sal, alfavaca, cheiro verde e limão.

Modo de fazer: Limpe o camarão deixando-o inteiro, com casca e cabeça, retirando somente as tripas e as vísceras embaixo da cabeça. Abrir o camarão ao comprido pela barriga, lavar bem, secar e temperar com limão, sal e alfavaca. Deixar por uma hora no tempero. Recheie a barriga dos camarões com farofa feita com camarões miúdos, amarrar os camarões de dois em dois, um com a cabeça virada para a cauda do outro, espetar palitos para que fiquem unidos.
Fritar em óleo quente. Servir como aperitivo ou como prato principal acompanhado de arroz, maionese e o restante da farofa de camarão.

Farofa de Camarão

Ingredientes: 1/2 quilo de camarão miúdo, cheiro verde, coentro, alfavaca, cebola, farinha de mandioca (farinha da terra).
Modo de fazer: Refogar o camarão com todos os temperos, deixar cozinhar. Assim que estiver cozido, acrescentar a farinha aos poucos, para não empelotar.
Esta farofa não fica soltinha, fica molhadinha.
É uma delícia para rechear lula, camarões ou acompanhar pratos de peixe. Esta farofa também pode ser feita com lulas ou mexilhões.

Concurso

A prefeitura pede aos moradores e frequentadores que divulguem a enquete em suas redes sociais, através de fotos autorais de suas categorias favoritas e marque as seguintes redes sociais:

@prefeituradeparaty

@paratypatrimoniomundial

@paratycidadecriativa

@turismoparatyrj

@culturaparaty

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *