A Seleção Brasileira de Vela disputa nesta quinta-feira, dia 30, classificação às semifinais da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela, que acontece nas Ilhas Canárias, na Espanha.
O Brasil lidera o grupo com 10 pontos, após as quartas de final, seguido pela Austrália com 8, Portugal, com 7, e Nova Zelândia com 5 pontos.
A Seleção Brasileira de Vela, conta com três velejadores de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista: Gabriel Kieling, Juninho de Jesus e o dirigente Bruno Prada, atual secretário municipal de Esportes de Ilhabela.
A Seleção Brasileira de Vela, comandada por Robert Scheidt e Martine Grael, enfrenta Portugal, que saiu em primeiro de seu grupo nas oitavas, e Austrália e Nova Zelândia, nações que entram nesta fase.
Na fase de classificação, os brasileiros superaram Tahiti e Polônia e junto com a Lituânia – líder isolada – avançaram às quartas após duelos decisivos na raia das Ilhas Canárias.
”O mais importante foi evoluir nas quatro regatas e estar pronto nas quartas-de-final. O time tem muito a crescer ainda, mas sabemos do potencial da Seleção Brasileira de Vela, que tem a bordo inúmeros títulos mundiais e sete medalhas olímpicas”, disse Bruno Prada, CEO do SSL Team Brasil.
O Grupo 1 das quartas tem Grã-Bretanha, Dinamarca, Malásia e França. No 2 estão Alemanha, Holanda, Chile e Hungria. O Brasil está no grupo 3 contra os já citados Portugal, Austrália e Nova Zelândia. E na chave 4 competem entre si Itália, Espanha, Suíça e Lituânia.
As quartas-de-final terão o mesmo formato das eliminatórias, ou seja, quatro barcos se enfrentando em quatro regatas, sendo que a última vale peso dobrado. Os dois que somarem mais pontos seguem na SSL Gold Cup.