Grandes desempenhos brilharam no terceiro dia do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) de 2023, quando os candidatos à medalha de ouro começaram a surgir. Picos altamente consistentes de três a quatro pés na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, proporcionaram oportunidades infinitas para a Rodada Principal 2 em cada divisão, junto com a Rodada 1 de Repescagem nas divisões Sub/18 Feminina e ambas as divisões Masculinas.
Harley Walters (AUS) mostrou o surf imprevisível e emocionante pelo qual é conhecido e foi recompensado com a maior pontuação de onda única do Boy’s U/18 até agora, 9,00. Os brasileiros Ryan Kainalo e Luan Ferreyra também se mantiveram na vanguarda das conversas na categoria, assim como Noel de la Torre (CHI).
Pelo segundo dia consecutivo, Anon Matsuoka (JPN) conquistou o maior total de eliminatórias na Rodada Principal Sub-18 Feminina. É o terceiro e último WJSC para o jovem de 18 anos. Embora seu melhor resultado anterior tenha sido o 19º em 2022, o ano passado de Matsuoka foi marcado por muitos resultados importantes e agora ela se estabeleceu como a mulher a ser vencida em sua divisão.
“O campeão ISA Junior é meu objetivo”, disse Matsuoka. “Quero surfar com pontuação alta, pontuação alta, pontuação alta a cada bateria. Beach breaks não são minha onda preferida, mas a Praia da Macumba é minha onda preferida, por isso encontro ondas boas. Meu ataque pelas costas é uma coisa boa para mim, com certeza.”
Keira Buckpitt (AUS) e Zoé Jaeckin (FRA) também tiveram momentos de destaque na Rodada Principal Sub-18 Feminina 2, cada uma coletando pontuações de 7,50 em ondas únicas, enquanto Arena Rodriguez (PER) e Talia Swindal (EUA) obtiveram pontuações excelentes para encontrar resgate na 1ª Rodada de Repescagem.
As atuações de destaque na Rodada Principal Sub-16 Feminina 2 vieram de Eden Walla (EUA) e Chesney Guinotte (HAW), que obtiveram a maior pontuação de onda única para as meninas hoje com 8,50, enquanto Sol Borelli (ESP) surfou uma bateria brilhante para marque uma das duas excelentes baterias surfadas hoje. Inigo Madina (FRA) venceu o outro na 2ª Rodada Principal Sub-16 Masculino.
Numa bateria acirrada que contou com forte concorrência de Tommaso Layson (BAR), Rex Hennings (EUA) e Louis Esudeiro (BEL), Madina abriu com 8,67. O medalhista de prata masculino sub-16 de 2022 esperou até que faltasse menos de um minuto antes de pegar uma segunda onda, aumentando os níveis de estresse para o resto de sua equipe. Eles não precisavam se preocupar, Madina acertou facilmente um combo de dois turnos, ganhando 7,67, para um total de 16,14 baterias, o maior do dia no sub-16 masculino.
Duas baterias antes, o companheiro de equipe de Madina, Axel Dominguez (FRA), teve uma largada semelhante, abrindo com 8,83, a maior pontuação igual em uma única onda da divisão. Dominguez, no entanto, permaneceu mais ativo, conseguindo várias pontuações de apoio, antes de uma finalização aérea reversa na areia encerrar uma grande bateria, rendendo ao jovem de 16 anos sua primeira entrevista internacional pós-bateria.
“A primeira onda, minha segunda curva não foi muito boa, mas vi uma seção muito boa, então fui em frente”, disse Dominguez. “Foi muito bom terminar com uma boa onda para dar confiança. Estou me sentindo muito bem, com uma grande equipe, muito forte.”
A Romênia está representada no ISA pela primeira vez esta semana e hoje Aris Voicu (ROU) se tornou o primeiro surfista de seu país a progredir em uma bateria do ISA. Nascido na Roménia, mas viajando pelo mundo com a família desde muito jovem, o jovem de 15 anos surfa há apenas três anos. Voicu se apaixonou pelo esporte depois de assistir a uma competição no Brasil e ele e sua família desaceleraram suas viagens para apoiar seu sonho de se tornar o primeiro surfista olímpico romeno.
“Estou muito orgulhoso”, disse Voicu, “É uma honra ser romeno e representar a Roménia. Estou muito feliz por estar aqui competindo no ISA pela primeira vez. É muito emocionante surfar com todos esses surfistas de todo o mundo. É muito legal.”
O WJSC 2023 continuará amanhã às 6h30 BRT na Praia da Macumba.