Chef Edinho Engel é proprietário dos renomados restaurantes Manacá, em Camburi, na costa sul de São Sebastião e Amado, em Salvador na Bahia
Uma aula-show do chef Edinho Engel, do Restaurante Manacá, de Camburi, na costa sul de São Sebastião, encerra nesta sexta-feira, dia 24, no Senac em Santos, encerra a sétima Semana Sabor de São Paulo, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que desbravou a Rota Gastronômica Costa da Mata Atlântica & Litoral Norte, uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado.
O dia começa com coffee break para todos os participantes do workshop, seguido de palestras e rodada de negócios e finalizado com uma aula-show com o chef Edinho Engel. Edinho está à frente do Manacá, no Litoral Norte de São Paulo, e do Amado, na Bahia.
Referência em cozinha litorânea, o chef usará os produtos da região para preparar, ao vivo, um papillote de peixe moqueado com farofa úmida de camarão, banana e alcaparras. Edinho foi nomeado “padrinho” da Rota Gastronômica Costa da Mata Atlântica & Litoral Norte.
Rota Costa Mata Atlântica
As palestras do workshop foram desenvolvidas para quem trabalha com turismo e gastronomia no Estado, ajudando a aprimorar os negócios e a expandir o setor. Temas como capacitação de mão de obra, normas de inspeção e experiências de turismo rural serão abordados.
Esta etapa reuniu sete municípios que integram a Rota Costa Mata Atlântica & Litoral Norte. Em comum, trazem a diversidade gastronômica caiçara, as praias que mais recebem turistas no estado, além de inúmeros atrativos culturais e de ecoturismo.
Confira vídeo sobre Rota Costa Mata Atlântica:
O evento também oferece, gratuitamente, nesta sexta-feira (24), uma capacitação profissional sobre empreendedorismo, hospitalidade, cultura familiar, normas de inspeção e linhas de crédito para os participantes da etapa, entre produtores e profissionais do turismo.
A programação será encerrada com uma aula-show de Edinho Rangel, que pilota a cozinha do Amado, em Salvador, e do Restaurante Manacá, no Litoral Norte paulista, e é o chef padrinho da sétima etapa do Sabor de São Paulo.
Quem for ao Sabor de SP no sábado (25) terá a oportunidade de conhecer produtores e sabores tradicionais das regiões. Os visitantes poderão degustar, a partir das 11h, a produção de cervejarias artesanais, café, doces e salgados da região. Restaurantes renomados vão oferecer um cardápio diverso, elaborado especialmente para o evento.
A festa começa às 11h, tem entrada gratuita, música ao vivo e comes e bebes dos produtores e restaurantes dessa região. A partir das 12h, o cantor, multi-instrumentista, produtor musical e maestro João Romualdo se apresenta. Depois, é a vez do cantor e compositor Allan Piter subir ao palco, às 15h, com um repertório que vai do reggae ao pop romântico.
“Encerramos o Sabor de São Paulo em 2023 satisfeitos com nossos resultados. A cada etapa, o programa entregou justamente o que se propõe: valorizar histórias e culturas regionais através da gastronomia e, também, ser uma ponte entre produtores e consumidores”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
No total, o projeto impactou, somente neste ano, mais de 200 cidades que fazem parte de Rotas Turísticas de São Paulo e reuniu, até agora, um público de mais de 3,5 mil pessoas.
SERVIÇO
O quê: 7ª etapa do Festival Sabor de São Paulo
Onde: Senac Santos. Av. Conselheiro Nébias, 309, Vila Matias,Santos – SP
Quando: sexta, 24 e sábado, 25 de novembro, das 11h às 17h
Quanto: entrada gratuita