Uma greve dos funcionários da empresa de transportes Fênix paralisou o transporte público neste quinta-feira, dia 23, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. Os funcionários paralisaram os serviços devido ao atraso no pagamento por parte da empresa.
A greve foi decidida no início da madrugada desta quinta(23), após assembleia como sindicato da categoria. Todas as linhas foram afetadas. A Fênix não se pronunciou sobre a paralisação. Segundo consta, a empresa não estaria recebendo os repasses da Prefeitura.
A Fênix trabalha com 55 veículos, cobre 22 linhas e transporta em média 20 mil passageiros diariamente. Segundo consta, a empresa conta com mais de 100 colaboradores entre motoristas, mecânicos e funcionários da garagem.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário, Urbano, Carga, Anexo e Diferenciado do Litoral Norte(STTRUCAD) os funcionários da Fênix enfrentam problemas com atrasos de pagamentos há seis meses. Segundo o sindicato, a situação se tornou insustentável e que os funcionários decidiram pela paralisação.
A Prefeitura de Caraguatatuba informou em nota divulgada pela manhã que a empresa de transporte coletivo que serve ao município, Fênix, foi notificada pela administração municipal para que retome imediatamente o serviço, de forma integral.
A prefeitura confirmou que funcionários da empresa estão paralisados e que devido a greve os ônibus que atendem as linhas de toda a cidade não estão circulando.
Os milhares de usuários do transporte coletivo, surpreendidos pela greve, estão se deslocando a pé, de bicicleta ou de carona para poderem chegar ao local de trabalho.
O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, junto ao setor de Transportes da Prefeitura, está acompanhando o movimento e tomando as medidas para que os serviços sejam restabelecidos o mais rapidamente possível.