Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta nesta quarta(22) em Caraguatatuba

Osesp durante concerto na Sala São Paulo em julho de 2023 (Foto: Laura Manfredini)

 

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp fará uma única apresentação gratuita nesta quarta-feira, dia 22, às 20 horas, em Caraguatatuba, no Teatro Mário Covas. Trata-se do projeto Osesp Itinerante que acontece em várias cidades, entre os dias 22 a 25 de novembro, com o objetivo de democratizar ainda mais o acesso à música clássica.

Os ingressos gratuitos serão liberados uma hora antes na bilheteria do teatro que tem capacidade para 600 pessoas e fica na avenida Goiás, 187, no bairro do Indaiá.

Os concertos acontecerão em dois blocos de apresentações simultâneas, com duas orquestras em cada cidade, dois programas e dois regentes (Ricardo Bologna e Wagner Polistchuk, que também são músicos da Osesp), cada um deles atuando em quatro cidades diferentes. O programa das oito apresentações inclui obras dos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno (Série Brasileira: Intermédio), Camargo Guarnieri (Abertura Concertante) e Claudio Santoro (Ponteio), e duas peças do mestre Wolfgang Amadeus Mozart (a Abertura da ópera A Flauta Mágica e excertos da Sinfonia nº 40).

Em Caraguatatuba,  a regência ficará a cargo de Ricardo Bologna, dono de intensa atividade como solista e camerista em concertos pelo Brasil e exterior, Ricardo Bologna é timpanista solista da Osesp e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP. De 2008 a 2011, foi Regente Titular da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e, de 2012 a 2015, Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP. Tem formação pela Unesp, pela Haute École de Musique de Genève (Suíça) e pelo Conservatório de Rotterdam (Holanda). É um dos integrantes-criadores do grupo de música contemporânea Percorso Ensemble.

Programa

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo— OSESP/ Regente Ricardo Bologna

MOZART CAMARGO GUARNIERI | Abertura ConcertanteWOLFGANG AMADEUS MOZART | A Flauta Mágica, KV 620: AberturaWOLFGANG AMADEUS MOZART | Sinfonia nº 40: ExcertosCLAUDIO SANTORO | PonteioMOZART CAMARGO GUARNIERI | Três Danças para Orquestra: nº 1 Dança BrasileiraALBERTO NEPOMUCENO | Série Brasileira: Intermédio

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp

Fundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp — Orquestra e Coro — estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas — o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto “Floresta Villa-Lobos”. Na Temporada 2024, a orquestra celebrará 70 anos de história com programação especial e a realização de uma turnê internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *