O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) liberou neste domingo, dia 19, as imagens do resgate realizado ontem, sábado(18), de seis banhistas na praia da Enseada, no Guarujá. Foram utilizados no resgate o helicóptero Águia e três embarcações.
As seis vítimas, cinco homens e uma mulher, com idades de 30, 33,35, 38, 51 e 53 anos, das cidades de Franca e Bragança Paulista, no interior do estado, que passavam o feriado na praia da Enseada quando foram levadas por uma forte correnteza em direção ao alto mar. A praia estava lotada.
Os seis banhistas tinham sido arrastados pela corrente de retorno em direção ao alto mar e não estavam conseguindo retornar por conta própria. Os banhistas haviam adentrado as águas em setor sinalizado, porém não guarnecido. Boa parte deles, usava prancha para boiar no mar.
A ocorrência aconteceu às 6hs45min quando o soldado PM João Paulo solicitou via rede rádio apoio para salvamento dos banhistas na praia da Enseada. De imediato, se deslocaram até o local informado o Águia-11 e as três embarcações do GBMar.
Os guarda vidas do GBMar utilizaram uma rede para içar algumas vítimas em direção ao helicóptero Águia. As outras foram resgatadas por jet ski e um bote. Todas as vítimas foram retiradas sem grau de afogamento e liberadas pelo local após coletar dados.
Balanço
O GBMar divulgou no inicio da noite deste domingo(19) o balanço das ocorrências registradas nas praias paulistas entre 17 e 19 de novembro. Foram dois óbitos em locais não guarnecidos pelos bombeiros; 70 salvamentos, 26.674 prevenções e 23 crianças localizadas após se perderem dos pais nas praias. As duas mortes por afogamento ocorreram num rio de Caraguatatuba e numa Ilha do Guarujá.