Bertioga, com quase 90% de sua área preservada, deu início à elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). A primeira reunião técnica aconteceu em fevereiro e teve o objetivo de definir as estratégias de execução.
O PMMA é um instrumento de gestão participativa para orientar a proteção e o uso sustentável da Mata Atlântica no Município, por meio de diagnósticos da vegetação nativa atual, registros das principais fontes de desmatamento, indicação das áreas prioritárias para conservação e recuperação e determinação de ações preventivas de proteção da vegetação nativa.
Para o desenvolvimento do PMMA foi firmada uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, com participação do Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e da sociedade civil.
Segundo a prefeitura, a Mata Atlântica possui grande influência sobre a Cidade. É ela que fornece água por meio de seus rios, gera frutos e sementes, torna o ar mais limpo e fresco e que de diversas formas gera renda para muitas famílias.