Classificada como a 16ª melhor cidade do país para se morar com mais de 60 anos, em pesquisa feita pelo Instituto Longevidade, entre cidades acima de 100 mil habitantes, Caraguatatuba inaugura nesta terça-feira, dia 13, sua primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência.
A inauguração acontece às 10 horas, na sede da instituição localizada na Rua João de Oliveira, 546, no Pontal Santamarina, na região sul, com a presença do prefeito Aguilar Junior e autoridades. O espaço recebe o nome de “Maria Lúcia Baracat Vieira”, em homenagem a uma das mais tradicionais comerciante da cidade, já falecida. O empreendimento foi construído no bairro Pontal de Santamarina, Região Centro-Sul da cidade, em uma área de 2.856 m².
O local terá 46 vagas (40 para idosos e seis para pessoas com deficiência), banheiros adaptados e acessíveis, Academia da Terceira Idade (ATI), sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado, refeitório, rouparia, administração e lavanderia. O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão.
Na ILP, os idosos e pessoas com deficiência serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Além da ILP Municipal, a Sepedi possui convênio com outras três instituições de longa permanência para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade, além da Residência Inclusiva para pessoas com deficiência.
Lembrando que institucionalização segue o Estatuto da Pessoa Idosa e acontece quando mesmo se encontra em situação de risco, violência e ou vulnerabilidade extrema, que não possua família ou que a mesma não apresente condições de cuidar do idoso. As demandas serão encaminhadas pela rede à Sepedi, que avaliará os casos juntamente com as equipes das instituições.