Lucélia Santos apresenta espetáculo ‘Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive’ no Teatro Municipal de São Sebastião

 

 

O espetáculo Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive, encenado por Lucélia Santos, será apresentado nesta sexta, dia 17 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal de São Sebastião.

Os ingressos solidários serão mediante a doação de um pacote de fralda geriátrica tamanho M ou G. A troca dos ingressos será realizada apenas nesta sexta(17), das 9h às 20h, na bilheteria do Teatro Municipal.

O espetáculo ‘Vozes da Floresta’ é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

Peça

A atriz Lucélia Santos encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes.

As três mulheres da resistência dão o tom da peça. Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são à voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo em essência, a sua própria história também.

No espetáculo, trechos inéditos de sua longa entrevista gravada há 34 anos são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas. A sua persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras.

Para que nunca morram as ideias de Chico Mendes, a peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena, celebram e honram os ideais de Chico.

O seringueiro Chico Mendes foi assassinado no dia 22 dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos. Ele foi morto em casa por grileiros de terra.

Lucélia

Maria Lucélia dos Santos, de 66 anos,  é uma atriz, diretora, autora e produtora brasileira. Conhecida por protagonizar novelas de repercussão mundial, Lucélia Santos é uma das atrizes mais renomadas do país.

Lucélia Santos está longe das novelas no Brasil desde Cidadão Brasileiro (2006), na Record. Desde então, ela tem feito participações pontuais na TV. Em Portugal, esteve no elenco de Na Corda Bamba (2019).
A peça está em cartaz no Teatro Municipal Ipanema, no Rio de Janeiro, e retrata algumas contribuições da vida de Chico Mendes. O espetáculo se baseia em uma entrevista que a própria Lucélia fez com o líder seringueiro no mesmo ano em que ele foi assassinado.

Ficha técnica

Dramaturgia: Zezé Weiss
Concepção, Direção e Atuação: Lucélia Santos
Ator Convidado: Francisco Carvalho
Direção Musical, Composições e Piano: Leandro Braga
Cenografia: Kleber Montanheiro
Figurinos: Kleber Montanheiro e Yamê Reis
Iluminação: Adriana Ortiz
Direção de Produção: Lucélia Santos
Consultoria de Conteúdos: Comitê Chico Mendes e Xapuri Socioambiental
Projeção Mapeada e Identidade Visual: Laerte Késsimos
Desenho de Som: Dugg Mont
Canto (A Voz Das Matas): Janaina Azevedo
Percussão (O Som Da Floresta): André Siqueira
Mixagem (Trilha Musical): João Ferraz
Fotos e Vídeos: Christyann Ritse
Cartaz Original: Subvertivo_lab
Direção de Documentário: Rose Farias
Edição Documentário: Neilson Abdallah
Pesquisa de Dramaturgia: Ed Weiss e Janaina Faustino
Operação de Projeção e Som: Allysson Lemes
Operação de Luz: Fagner Lourenço
Diretor de Palco: Rodolfo Cerzedelo
Realização: LUSA – Produções Artísticas

 

Serviço:

 

Espetáculo ‘Vozes da Floresta’, com Lucélia Santos

 

Data: 17 de novembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de São Sebastião

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 2 – Centro Histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *