Rafaela Monilly é a atleta do meio na foto de capa. Foto: Reprodução/Canal de Ilhabela
A nadadora de Caraguatatuba, Rafaela Monilly, de 22 anos, representando a equipe Mormaii, venceu no domingo, dia 5, a travessia do Canal São Sebastião na categoria feminina, prova com percurso de 3.800 metros, com o tempo de 51min00s473. A competição foi disputada por mais de 700 nadadores de todo o país.
Rafaela conseguiu quebrar a sequência de vitórias de Betina Lorscheitter, de Porto Alegre(RS), que vigorava desde 2017, ou seja, há seis anos. Rafaela havia sido vice-campeã nas últimas quatro edições da prova, mas desta vez conseguiu superar a pentacampeã e levou para casa o troféu de campeã da Travessia do Canal de Ilhabela pela primeira vez.
Betina Lorscheitter ficou em segundo cm o tempo de 54min41s968. A terceira colocada foi Thais Xavier, do Rio de Janeiro, com o tempo de 1h00min18s158 de prova. As nadadoras enfrentaram forte correnteza na travessia, que teve largada em São Sebastião e chegada na praia Engenho D’Água, em Ilhabela. Betina manteve o recorde da travessia, conquistado em 2017, com o tempo de 34min08.
Entre os homens a vitória ficou com Matheus Siniscalchi, da equipe Mormaii, com o tempo de 45min17s026. O vice-campeão foi Victor Colonese que fez o percurso em 46min49s253. A terceira colocação foi de Samir Barel, com o tempo de 47min55s017. Os nadadores da Polícia Militar de Ilhabela, Renan Iniesta Nogueira(52:46.369) e Frank Naegeli(53:55:676) terminaram a prova na 5ª e 6ªcolocações respectivamente.
Rafaela
Rafaela Monilly tem 22 anos e é considerada uma das grandes promessas da natação em águas abertas no Brasil. Ela começou a nadar ainda bebê, aos 11 meses de idade. Aos quatro anos foi descoberta pelo professor Rafael Rosso da academia em que frequentava e sua primeira competição aconteceu com a equipe em um projeto do medalhista olímpico Gustavo Borges ainda aos quatro anos.
A academia em que ela treinava se filiou ao Corinthians, local onde deu suas primeiras braçadas em competições federadas. Aos seis anos foi convidada a fazer parte da equipe do SESI-SP, permanecendo dez anos no clube. Nos jogos regionais deste ano defendendo Caraguatatuba, Rafaela também se destacou, garantindo o terceiro lugar nas disputas dos 400 e 800 metros livres.