Um forte vendaval atingiu as cidades do Litoral Norte Paulista na tarde desta sexta-feira, dia 3, provocando queda de árvores, destelhamento de telhados e falta temporária de energia em alguns bairros. Não há registro de pessoas feridas ou de mortes. Extraoficialmente, as rajadas de vento ultrapassaram a 74 km/h em São Sebastião. Em Santos e Guarujá, as rajadas teriam ultrapassado a 100 km/h
A Marinha do Brasil havia alertado na quinta-feira, dia 2, que no litoral de São Paulo os ventos poderiam chegar a 74 km/h entre quinta, dia 2, e o domingo, dia 5. A Marinha alerta que antes de irem ao mar, pescadores e proprietários de embarcações chequem diariamente as informações meteorológicas.
A força dos ventos também paralisou por cerca de uma hora a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, entre 17 e 18 horas. Por medida de segurança, as balsas deixam de operar quando os ventos superam a 45 km/h no canal de São Sebastião, segundo o Departamento Hidroviário.
A prefeitura de São Sebastião informou que nesta sexta-feira (3), após fortes ventos, a Defesa Civil de São Sebastião registrou, até o momento, 14 ocorrências envolvendo a queda de árvores, abrangendo os bairros Topolândia, Portal da Olaria, Canto do Mar, Enseada, Jaraguá, Cigarras, Juquehy, Cambury e Boiçucanga.
Além disso, foram registrados casos de destelhamento e falta de energia em algumas áreas da cidade. Os agentes estão nas ruas em conjunto com equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) para atender aos chamados.
Segundo a prefeitura, até o momento, não foram registradas vítimas graves ou fatais entre os casos atendidos. A Defesa Civil permanece em ação e monitoramento das ocorrências em todo o município.
Em Caraguatatuba(Foto), foram constatadas algumas quedas de árvores e alagamento em algumas ruas, devido as rajadas de vento e da forte chuva . A defesa civil do município não divulgou informações sobre o vendaval que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira,dia3.
Segundo o GBM(Grupamento de Bombeiros Marítimos), duas embarcações de pequeno porte naufragaram em Ilhabela e Bertioga, mas ainda não se sabe oficialmente se as embarcações afundaram devido aos fortes ventos. Não houve vítimas fatais e ninguém se feriu. Ainda, em Bertioga, várias embarcações, durante o vendaval, buscaram atracar em áreas abrigadas, como o Cantão do Indaiá, para se protegerem dos fortes ventos no mar.
Alerta
A cidade de São Sebastião já estava em alerta para a passagem de uma frente fria, entre esta sexta e domingo (5), com condições para pancadas de chuva forte em todo o Litoral Norte. Segundo aviso da Defesa Civil do Estado, além disso, há condições para temporais, seguidos por raios, intensas rajadas de vento e granizo em toda a região.
Como há previsão de tempestade e acumulados na casa dos 70mm, principalmente entre a tarde de sexta-feira até a tarde de sábado, período em que haverá acumulados elevados em um curto espaço de tempo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo. Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).