Regata considerada uma das mais antigas e tradicionais do Brasil tem percurso de 360 quilômetros entre Santos e o Rio de Janeiro
Será realizada amanhã, sexta-feira, dia 27, a largada da 73ª edição da Regata Santos-Rio, uma das competições mais antigas e tradicionais da vela oceânica no Brasil. A regata é uma parceria entre os Iates Clube de Santos e do Rio de Janeiro.
Após a saída do Iate Clube de Guarujá, haverá o desfile em frente ao Deck do Pescador, na Ponta da Praia, às 10h15, apresentação de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça e largada oficial às 12 horas, na Baía de Santos. O tiro de largada será executado pelo Navio Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil.
Participarão da competição barcos da classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard, BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023 realizado até o dia 20 deste mês, além da classe Mini 6.5e da categoria Bico de Proa.
A regata tem cerca de 200 milhas de percurso(cerca de 360 quilômetros) com largada na Baia de Santos – SP e chegada na Ilha da Laje, localizada na entrada da Baia de Guanabara na Cidade do Rio de Janeiro-RJ. O recorde da travessia ocorreu na 65ª edição quando o barco gaúcho Camiranga completou a regata em 18h09m. A competição com maior número de barcos inscritos foi a 70ª edição com 68 embarcações.
No ano passado, o fita azul foi o Crioula(RS) com 27h03m, mas o barco Rudá, do Clube Internacional de Regatas, do Guarujá, venceu no tempo corrigido. Foi a terceira vitória do Rudá na Regata Santos Rio. Na tripulação do CIR, comandada por Mario Martinez, também integraram Miller Lazur, Kenneth Venn, Luiz Bamba, Eglis Chiacherini, Thomaz Buckup, Marcos Azevedo (Buda), Felipe Marques Pierobom, Fernando Thode e Luiz Mello (Popa).
Segundo os organizadores, a passagem pelo canal da Ilha de São Sebastião é livre, podendo-se navegar através do canal ou por mar aberto, passando por fora da Ilha. O limite de tempo para todas as regras e categorias será de 96 horas após a largada.
Este ano, mais uma vez a Marinha do Brasil, além de participar com os barcos do Grêmio de Vela da Escola Naval(RJ), também, prestigiará a largada com navio Cisne Branco e garantirá a segurança das embarcações participantes com a escolta da flotilha em todo o percurso.