Ubatuba é uma das cidades mais procuradas para séries, novelas, filmes e realitys no litoral paulista e prefeitura quer criar uma comissão para fomentar novas produções e gerar turismo, emprego e renda. Foto Capa: Cena do filme Turistas, de 2006, do diretor norte-americano John Stockel
A Prefeitura de Ubatuba está elaborando e estruturando através da Secretaria Municipal de Turismo, da Fundart e em com profissionais do segmento do áudio visual no Estado de São Paulo, no Brasil e no Exterior, a criação de uma comissão fílmica (ou film commission, em inglês) com o objetivo de promover, atrair, incentivar a realização de produções audiovisuais no município.
O termo film commission tem origem na língua inglesa e define um órgão governamental, seja municipal, estadual ou federal, que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual – cinematográfica, televisiva ou publicitária – em locais públicos.
A criação de uma film commission e a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento do mercado audiovisual em Ubatuba teria o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo local e regional e favorecer o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além da gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço.
O objetivo é buscar a requalificação do turismo de Ubatuba através das ações com o segmento áudio visual brasileiro e estrangeiro, a partir de regras definidas para fomentar e ampliar a geração de emprego no município, através das produções de séries, novelas, documentários e filmes realizados na cidade.
A prefeitura instituiu um grupo de trabalho a fim de elaborar as bases jurídicas, operacionais e de logística, envolvendo o Conselho Municipal de Turismo, Meios de Hospedagem, Comércio em Geral através da ACIU, Trade Turístico, Gastronômico, Bases Comunitárias e o Poder Legislativo. A proposta faz parte do plano de ação 2023/24 da Secretaria Municipal de Turismo.
Ubatuba tem sido cenário de inúmeras novelas, séries, minisséries, documentários, filmes e até reality shows. Segundo o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, a cidade pode ir para as telas do mundo inteiro a partir das suas belezas naturais, porém, é importante que um órgão institucional dê o ordenamento, dê o fomento e dê o incentivo e a capacitação a vários dos nossos munícipes nessa nova oportunidade de negócio para o município como o todo. “O Ubatuba Film Commission vai, exatamente, atender demandas que as produções que têm buscado”, concluiu Carvalho.
Reality na Netflix
A produtora audiovisual Netflix liberou na última segunda-feira, dia 9, os primeiros quatro capítulos do reality show “Ilhados com a Sogra”, gravado no interior da comunidade quilombola da Praia da Caçandoca, na região sul de Ubatuba.
O canto direito da praia da Caçandoca, localizada no extremo sul da cidade – há 35 km do centro, foi o lugar escolhido para a produção. A produtora liberou os primeiros quatro episódios e deve liberar a segunda parte deles no dia 16.
No reality show, que se passa em uma ilha deserta(?), seis casais anônimos deixam sua rotina na cidade acreditando que estão entrando, juntos, para uma competição em busca do prêmio de R$ 500 mil. Mas o jogo muda e revela suas reais regras quando uma bagagem extra aparece e eles descobrem que, na verdade, genros e noras serão confinados com as respectivas sogras — as verdadeiras duplas nesta disputa — enquanto os filhos e filhas assistem tudo em outro ponto da ilha. A apresentação é de Fernanda Souza.
Para o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, iniciativas como essa vem ao encontro do que é vislumbrado para o segmento em Ubatuba. “A produção, muito bem elaborada pela Netflix, mostra o caminho certo que esta administração está tomando visualizando o futuro do turismo de Ubatuba, que é a constituição do Ubatuba Film Commission.
Assista ao trailer oficial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zxJRgSEwXZ0&ab_channel=NetflixBrasil
Ubatuba nas telas
Ubatuba é a cidade do Litoral Norte preferida para filmes, minisséries e novelas. O primeiro filme feito em Ubatuba foi “A Banda das Velhas Virgens”, produzido por Mazzaropi, em 1979. Foi o 31º filme de Mazzaropi e as filmagens foram feitas na igreja local e na praça Exaltação da Santa Cruz. O filme tinha além de Mazzaropi, Geni Prado e Renato Restier. Ubatuba voltaria a ser cenário para outros filmes e minisséries: Em 1998 lá foi filmado o filme Hans Staden; em 2000, a minissérie A Muralha; em 2003, Desmundo; em 2003, ainda a minissérie A Casa das Sete Mulheres; em 2004, parte da novela Como uma onda; foi feito também lá os filmes Caramuru, de Guel Arraes; Tainá 2; e, Vila Lobos.
Em 2006, foi gravado o filme “Turistas”, do diretor norte-americano John Stockel, que havia participado do filme Top Gun (personagem Cougar) ao lado de Tom Cruise em 1986. O internacional “Turistas”, de 2006, apesar dos investimentos de US$ 10 milhões e de jovens atores americanos, teve uma repercussão danada por causa de sua extrema extrema violência e acabou sendo acusado de afugentar turistas do Brasil, na época. Em 2012, foi feito “ de Samurai”, com Caio Castro, que também teve filmagens em Caraguatatuba.
Um dos últimos filmes rodados em Ubatuba, que também, teve locações nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Santos, foi produzido pelo fotógrafo de surfe e cineasta Klaus Mitteldorf: “Vou nadar até você-Rio Santos” tendo como atriz principal a Bruna Marquezine e Dan Stulbach, foi feito em 2017 e lançado em 2020. Outros artistas atuaram no filem, ente eles, Cristina Prochaska, Fábio Audi, Peter Ketnath e Fernando Alves Pinto, entre outros.