Prefeitura de Ilhabela e Sabesp se unem para suprir escassez de água na Ilha Vitória

A escassez de água preocupa os moradores da Ilha Vitória, que faz parte do arquipélago de Ilhabela, no litoral norte paulista. A ilha Vitória, cuja área é de 227 hectares, fica a 40 km de distância de Ilhabela e abriga 20 famílias caiçaras que vivem da pesca artesanal, agricultura e do artesanato.

A Ilha Vitória fica a cerca de uma hora e meia de barco de Ilhabela. Cerca de 60 pessoas vivem na ilha. A pesca já não é tão farta como antes, devido a grande concorrência com barcos pesqueiros que atuam no entorno da ilha. Para complementar a renda, as famílias incentivadas por programas como Artesãos da Ilha, promovido pelo Espaço Cultural Pés no Chão, encontraram no artesanato uma ótima opção para ter uma renda extra.

Os caiçaras tiveram capacitação que ampliou, diversificou e melhorou a linha do artesanato produzido. Os caiçaras produzem cortinas de bambu e sementes, bonecas caiçaras de pano, gaiolas, miniaturas de canoas, chapéus de folha de bananeira, remos, e porta copos em patchwork, entre outros, que podem ser adquiridos em lojas de Ilhabela. 

Apesar de não terem praias na ilha para explorar turisticamente, os entornos da ilha oferecem locais ideais para pesca e mergulho de observação. No verão a água tem uma visibilidade de aproximadamente de 20 metros, e no inverno chega a 10 metros. Cenário perfeito para os novatos na área do mergulho.

Próximo a ilha localiza-se o conhecido local chamado “Saco da Professora” também excelente para o mergulho. Localizado ao leste da Ilha da Vitória, possui 6 metros de profundidade com águas claras e calmas, com o fundo de areia e muitas espécies de peixes. Outro local conhecido é o “Saco da Flecheira”,  local recomendado apenas para os mergulhadores mais experientes.

 

Água

Consta que no início do século passado, eram abundantes as fontes hídricas em Vitória. Relatam ainda, que em 1920, japoneses plantaram bambus na ilha e isso teria reduzido a capacidade das nascentes. Atualmente, conseguir água potável é um dos principais problemas enfrentados pelos habitantes locais, principalmente em períodos de longa estiagem.

Alguns poços artesianos são responsáveis pelo abastecimento. A distribuição é feita por canos de borracha e PVC que interligam o sistema de caixas-d’água às residências. Os caiçaras evitam o desperdício de água que é usada no preparo da comida, para lavar louça e roupas e higiene pessoal.

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizou nos dias 19 e 20 de setembro uma ação conjunta para levar 12 mil litros à Ilha da Vitória, que faz parte do arquipélago de Ilhabela.

A comunidade tradicional abriga aproximadamente 60 pessoas que sofrem com a escassez de água e têm encontrado dificuldades para suprir necessidades básicas. Foram levadas também oito caixas para armazenar e distribuir a água aos moradores.

Pedro Ponce, gerente da Sabesp de Ilhabela, destaca que “a Sabesp, em parceria com a Prefeitura, está colaborando de forma ativa para minimizar o impacto da escassez de água na Ilha Vitória, oferecendo suporte tanto no fornecimento de água, quanto na disponibilização de tecnologia, consultoria e apoio logístico”.

A água fornecida pela Sabesp foi armazenada de forma estratégica para atender às demandas da ilha. Oito containers de mil litros cada foram utilizados para o transporte, além de mais 4 mil litros reservados no barco que fez o deslocamento.

O trajeto entre o desembarque do material e a comunidade é de difícil acesso, exigindo soluções criativas para viabilizar a distribuição da água. Para isso, foi utilizada uma bomba para transportar a água do barco até as caixas d’água instaladas pela Prefeitura.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância dessa ação conjunta para os moradores da Ilha da Vitória: “A parceria com a Sabesp trará alívio para a comunidade. Sabemos que a falta de água é um problema recorrente na região e estamos empenhados em buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Essa parceria é mais um passo em direção a um abastecimento mais eficiente e equitativo para todas essas famílias”, salientou o prefeito, que também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

Colucci destacou ainda a participação da equipe da Defesa Civil do palácio do Governador Tarcisio de Freitas, que assim que foi solicitada se fez presente na Ilha da Vitória prestando total apoio de orientação e propostas de ações à Prefeitura de Ilhabela para minimizar a ansiedade dos moradores.

Antes da chegada da água da Sabesp, a Prefeitura encaminhou anteriormente para a comunidade 120 galões de 20 litros cada para distribuir às famílias. A ação é realizada toda vez que há necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *