Técnica é realizada por meio de cateteres sem necessidade de abertura do tórax
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), ligado à Secretaria de Estado de Saúde/SP, passou a realizar a Ablação de arritmias e o Estudo Eletrofisiológico, inéditos na região. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva por meio da qual se tem acesso ao coração por cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax. A técnica é utilizada para eliminar áreas doentes do miocárdio (focos de arritmia e circuitos) responsáveis pela alteração do ritmo cardíaco (arritmias), possibilitando a cura com rápida recuperação.
A primeira Ablação no HRLN aconteceu no início de setembro em um paciente de 62 anos, morador da região. O procedimento foi realizado com sucesso por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, conduzida pelo Cardiologista Dr. Marcos de Souza Garcia. O paciente passa bem e já teve alta para casa.
O procedimento é precedido pelo Estudo Eletrofisiológico, exame específico para identificação das arritmias. Segundo o médico cardiologista Dr. Marcos Garcia, ‘‘a ablação é uma técnica muito valiosa, pois além de reduzir as internações nas unidades de pronto atendimento, evita maiores transtornos aos pacientes e promove maior qualidade de vida’’.
A ablação de arritmias vem somar-se a uma extensa gama de procedimentos de alta complexidade oferecidos com conforto e segurança aos moradores das regiões do Litoral Norte de São Paulo, que já não precisam mais se deslocar para regiões mais distantes. O HRLN, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) oferece também Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia e Ortopedia, entre outros.