Em 2023, Ubatuba soma 595 casos, três óbitos e seis exames ainda aguardam resultados
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que a mais nova variante da Covid-19, a EG.5 – também conhecida como Éris – deve aumentar os casos da doença em todo o Brasil e recomenda que os moradores completem o esquema vacinal para aumentar a proteção contra a Covid e diminuir o risco de contaminação na cidade.
De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica (Viep), este ano foram confirmados 595 casos de Covid em Ubatuba, com três óbitos, e outros seis exames ainda aguardam resultados laboratoriais.
A coordenadora da Viep, enfermeira Alyne Ambrogi, ressalta que a vacinação continua sendo a melhor prevenção para evitar as complicações da Covid. “Ao longo da pandemia aplicamos na cidade mais de 246 mil doses de imunizantes contra a doença, mas tem muita gente ainda que não completou o esquema vacinal, inclusive com o reforço da bivalente. Pedimos à população que procure pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e verifique as doses faltantes para que continuemos mantendo o controle da Covid na cidade”, ressaltou Alyne.
A Vigilância Epidemiológica lembra ainda que a 4ª dose (2º reforço) e a bivalente da vacina estão disponíveis para todas as pessoas maiores de 18 anos de idade. Para receber a bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, ou ter recebido previamente qualquer vacina Covid monovalente como dose de reforço, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.
Confira as doses contra a Covid já aplicadas no município:
1ª dose: 91.794
2ª dose: 80.359
Dose única: 1.347
3ª dose (1º reforço): 300
4ª dose (2º reforço): 44.417
5ª dose (3º reforço): 16.997
6ª dose (4º reforço): 107
Reforço bivalente: 11.091