Obras do contorno Norte, que liga Caraguatatuba até São Sebastião (Foto), devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024
As obras dos contornos da rodovia dos Tamoios, que quando concluídas, agilizarão os acessos até Ubatuba e São Sebastião, devem ser totalmente finalizadas até o final do primeiro semestre de 2024.
A informação foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas durante sua visita à região na última sexta-feira, dia 21. Em entrevista concedida ao repórter Gustave Gama, do Jornal da Morada, o governador explicou que o contorno Norte, em direção até Ubatuba, deve ser concluído até o final do ano.
O contorno Sul, que dá acesso até São Sebastião, segundo ele, deverá ser finalizado no final do primeiro semestre de 2024. Esse trecho é considerado importante por que deverá aumentar a movimentação de carga no porto de São Sebastião.
” Com relação aos contornos, uma faixa ficará pronta até o final do ano (Contorno Norte) e a segunda faixa no final do ano que vem(Contorno Sul). Nossa ideia é entregar os contornos até o final do ano vem. Os contornos da Tamoios são importantes para a região”, comentou o governador.
As obras dos contornos da Tamoios foram iniciadas em 2013 e paralisadas em 2018 com a desistências das construtoras contratadas pelo estado. Em 2021, foi feito um acordo com a concessionária Tamoios para incorporação e retomada das obras dos Contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião. As obras estão orçadas em R$ 1,5 bilhão.
As obras do contorno Norte estão atrasadas. A ligação sentido Ubatuba deveria ser entregue no primeiro trimestre de 2022. Este trecho, segundo o Estado, na retomada das obras, encontrava-se 80% concluído.
Já o segundo trecho, entre Caraguatatuba e São Sebastião, na época, com 60% de execução, receberia anda obras de construção de acessos ao Porto de São Sebastião. A entrega inicialmente prevista para o fim de 2023 deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021, segundo o governador.
Contornos
As obras dos contornos Norte e Sul foram iniciadas em 2013 pelas construtoras Serveng/Civilsan(contorno Norte) e Queiroz Galvão(contorno Sul). A previsão era que os dois trechos fosse concluídos em 2016(Norte) e 2017(Sul). As obras foram paralisadas no em 2018 e os contratos com as construtoras rescindidos pelo Estado, através da Dersa, em março de 2019. O Estado investiu cerca de R$ 1,4 bilhão nas obras que tiveram 76% de execução, conforme foi divulgado na época da rescisão do contrato.
O Contorno Norte terá 6,2 km de extensão entre a Tamoios, em Caraguatatuba, ate o bairro da Martim de Sá(ainda em Caraguatatuba) para desviar da região central o tráfego de veículos em direção até Ubatuba. O Contorno Sul com cerca de 27,7 kms deverá ser concluído no ano que vem.