Vendaval derruba mais de 30 árvores no litoral norte; não há registros de feridos

A Marinha e a Defesa Civil emitiram alerta de ventos com rajadas de até 100 km/h no litoral norte até esta sexta-feira, dia 14. devido a passagem de um ciclone extra tropical no sul do país.

Os ventos são de direção noroeste a sudeste e causaram ontem, quinta-feira(13),  a queda de 33 árvores em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Não havia registro de pessoas feridas até às 19 horas de ontem.

O ciclone deve provocar ondas de até 4,5 metros. A orientação da Marinha e da Defesa Civil é para que marinheiros e pescadores fiquem em alerta antes de saírem ao mar.

As prefeituras decidiram adiar a aberturas de seus eventos por motivo de segurança. Em Caraguatatuba, em agosto do ano passado, vendaval com rajadas de até 80 km/h causaram estragos na cidade. A tenda da praça da Cultura, local onde acontecerá o festival do Camarão, foi destruída pela força dos ventos.

Em Caraguatatuba, a prefeitura e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) decidiram adiar a abertura do 24ª edição do Festival do Camarão para terça-feira (18/7). A abertura estava agendada para esta sexta-feira (14/7).

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), adiou a abertura do Arraiá Caiçara de São Sebastião 2023 foi adiado, que ocorreria de ontem, quinta(13). O evento será realizado de 20 a 30 de julho, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município.

Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou pelo menos 14 ocorrências em função dos ventos fortes que atingiram a cidade na manhã de ontem, quinta-feira (13/7).

Foram atendidas nove chamadas para queda de árvores em residências (Martim de Sá, Portal Patrimonium, Barranco Alto, Indaiá, Recanto Verde Mar, Mar Verde, Ponte Seca e Loteamento Rio-Santos). Não houve vítimas, apenas avarias nas residências.

Além disso, a Defesa Civil realizou uma vistoria de árvore em residência no Indaiá e registrou queda de árvore em área pública na Tabatinga, uma queda de árvore em quintal de residência também na Tabatinga, além de vistoria de imóvel no bairro Casa Branca e apoio, em parceria com o Departamento de Trânsito, para desvio de uma árvore caída na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira.

Na Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz, no centro, o vento também tombou um arbusto e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atendeu a ocorrência.

Na avenida José Herculano (SP-55), próximo ao Serramar Shopping, um poste de energia elétrica ficou curvado após ser atingido pelo vento. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para comandar um desvio na rodovia, até que a equipe da empresa EDP pudesse tomar as devidas providências.

Com os alertas da Marinha do Brasil e dos Institutos Meteorológicos, a Defesa Civil adequou as escalas de serviço e cancelou as folgas para atuar com mais eficiência no atendimento aos casos de emergência. Além disso, com os alertas, as equipes de campo intensificam fiscalizações e vistorias nas chamadas áreas de risco.

A prefeitura lembra que desde o ano passado, possui um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, dando subsídios mais precisos para tomadas de decisões de ações preventivas.

Atividades suspensas

Em decorrência dos fortes ventos e do risco iminente de queda de árvores, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê encontra-se temporariamente fechado por questões de segurança.

A decisão foi tomada pelas autoridades competentes após uma análise criteriosa das condições climáticas. Os ventos intensos registrados nas últimas horas aumentaram significativamente o perigo de quedas de árvores, o que pode colocar em risco não somente a integridade física dos visitantes, mas também dos funcionários.

A Secretaria de Esportes e Recreação também informa que, devido às condições climáticas adversas causadas pelos ventos fortes, algumas atividades serão suspensas até segunda-feira (17). Isso inclui o uso da piscina no Centro Esportivo

Ubaldo Gonçalves (Cemug), as aulas de futebol e as atividades da Praia Acessível. A suspensão visa garantir a segurança dos atletas e funcionários envolvidos.

As atividades do Centro Dia e do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão suspensas também hoje e amanhã por conta dos ventos e para garantir a segurança dos usuários. Os espaços são ligados a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Por motivos de segurança no Teatro Mario Covas, a Fundacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e o Instituto de Dança Promodança decidiram cancelar hoje o evento “Festival Dançar a Vida”, marcado para às 18h.

São Sebastião

A Defesa Civil de São Sebastião registrou até as 16h de ontem, quinta-feira (13) o atendimento a pelo menos 12 ocorrências com queda de árvores sobre residências. A maior parte foi registrada na Costa Sul do município. Não houve registro de vítimas. Duas unidades de saúde estão sem atendimento devido à falta de energia elétrica.

Os bairros atingidos pelas quedas de árvores foram Juquehy (5), Cambury (3), Maresias (2), Boiçucanga (1) e Barequeçaba (1). Pelo menos 10 agentes do órgão estão nas ruas atendendo as ocorrências com cortes dos galhos e troncos.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), os atendimentos das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Barra do Sahy e Juquehy I estão suspensos devido à falta de energia elétrica. Não há previsão de retorno dos serviços.

As consultas que estavam agendadas para hoje serão remarcadas, com prioridade no atendimento, a fim de evitar prejuízos aos usuários. Em Boraceia, a EDP atende ocorrência de uma fiação em choque devido à queda de galhos.

Ciclone

O vendaval é provocado pela passagem de um ciclone extratropical. Conforme a Marinha do Brasil, entre quinta e sexta-feira a previsão é de ventos com rajadas de até 80 km/h, ressaca e ondas que podem chegar a quatro metros de altura.

A orientação é para que marinheiros e pescadores fiquem em alerta antes de saírem ao mar. “Diante desse quadro, nossa orientação é para que não entrem no mar”, afirma Wagner Barroso, o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião.

Com essa mudança climática, também estão previstas pancadas de chuva e queda acentuada da temperatura mínima que deve chegar a 13º C até o final desta semana.

Ubatuba

Após o alerta da Marinha do Brasil sobre possível ocorrência de ressaca em decorrência da passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense, a Defesa Civil estadual emitiu um comunicado sobre fortes rajadas de vento na faixa leste do Estado de São Paulo em decorrência do mesmo motivo.

A previsão é que no Litoral Norte, as rajadas de vento acontecerão até está sexta feira, dia 14, e ficarão na casa dos 90km/h. Desde a madrugada de ontem, quinta-feira, 13, Ubatuba registra a ocorrência de fortes ventos, porém, que não causaram danos.

Entretanto, segundo a Defesa Civil municipal, na manhã de ontem, quinta-feira, 13, já foram registradas algumas ocorrências de queda de árvore em diversas regiões do município. Alguns danos já foram constatados e a Defesa trabalha juntamente com o apoio das equipes de administração regional para solucionar, como por exemplo:

– queda de árvore de 8m em cima de residência no Rio Escuro;

– queda de árvore de 6m em cima de rede elétrica no bairro da Fazenda (já solicitado apoio a Elektro);

– queda de árvore em cima de muro de residência no interior de condomínio no Horto Florestal;

-queda de árvore na BR101 próximo ao bairro da Lagoinha -a  Rodovia foi desinterditada;

-queda de árvore no Perequê-Açu e na rotatória que dá acesso ao bairro – equipes no local;

-queda de árvore em uma residência no bairro do Sapê;

– queda de árvore na região central, rua Paraná, em frente à Secretaria de Assistência Social.

Nenhuma delas houve registro de vítimas/ pessoas atingidas. Até o começo da tarde, o número de registros estava em torno de 10.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a recomendação é evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurfe e kitesurfe. Outras recomendações são não mexer com cabos de rede elétrica caídos e não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis.

Qualquer ocorrência e danos causados por esse evento previsto,  deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 , pelo e-mail defesacivil@ubatuba.sp.gov.br ou pela página oficial da Defesa Civil no Facebook: https://www.facebook.com/defesacivilubatuba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *