Vídeo: PM realiza operação especial para reduzir criminalidade em Caraguatatuba

O Vigésimo Batalhão de Militar do Interior (20°BPM/I), agora sob o comando da tenente coronel, Angélica Alves da Silva, com o apoio do 3° Batalhão de Ações Táticas Especiais (3°BAEP) e da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou, ontem, quarta-feira(21), em Caraguatatuba, a “Operação Árion”.

A operação Árion, que recebeu esse nome em homenagem ao Deus da Mitologia Grega associado à proteção e à segurança, tem como meta principal intensificar as ações de combate à criminalidade em Caraguatatuba e.a redução dos indicadores de homicídios e roubos na região.

Por meio do emprego de seus ativos operacionais, a Polícia Militar está realizando ações ostensivas e preventivas, intensificando o policiamento em áreas estratégicas e promovendo abordagens criteriosas em pontos identificados como áreas de interesse da segurança pública.

Segundo a comandante do 20º Batalhão da PM, tenente coronel Angélica Alves, as operações tem como objetivo reduzir os indicadores de homicídios e roubos em Caraguatatuba e aumentar o índice de percepção de segurança, não apenas da população de Caraguatatuba, mas de todo o litoral norte. Confira no vídeo:

 

 

No primeiro dia da operação, policiais militares da ROCAM do 20° Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam um homem com arma de fogo, no bairro do Perequê-Mirim. O homem foi preso portando uma pistola modelo taurus cal. 9 milímetros, com a numeração suprimida, contendo 10 munições intactas. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia, onde permaneceu a disposição da justiça.

A Polícia Militar reitera seu agradecimento à população de Caraguatatuba pelo apoio e pela confiança depositados na Instituição e ressalta a importância da união de esforços para a construção de uma sociedade mais segura e justa, em especial, com a colaboração no fornecimento de denúncias e informações relevantes, objetivando a atuação mais eficaz e efetiva do policiamento, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.

A cidade de Caraguatatuba há muitos anos lidera os índices criminais no litoral norte. A prefeitura investe em várias áreas, inclusive, implantando a Guarda Civil Municipal, mas não consegue reduzir a criminalidade. A Polícia Militar trocou por várias vezes o comando do batalhão e da companhia sediados na cidade, também, sem conseguir reduzir os índices criminais.

O novo Comandante do CPI-1, Coronel PM Hugo Araújo Santos, responsável pelo policiamento nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, deixou claro em sua posse, ocorrida em fevereiro deste ano, que buscará reduzir a violência na região do Vale e Litoral Norte. Tudo indica que a troca de comando no litoral norte busca atingir o objetivo.

A nova comandante do  20°BPM/I, em Caraguatatuba, a tenente coronel Angélica Alves da Silva (Foto acima), assumiu no dia 2 de junho. A tenente coronel Angélica Alves da Silva é do Vale do Paraíba e atuava como chefe da Divisão Operacional do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) e responsável pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos.

A oficial substitui o tenente-coronel Silva Andrade, que ocupava o comando do 20º BPMI, desde junho do ano passado.  A tenente coronel Angélica Alves é a primeira mulher a comandar o 20º Batalhão da Policia Militar em seus 44 anos de existência.

Estatísticas

Nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados da própria Secretaria Estadual de Segurança Púbica, o Litoral Norte registrou 18 mortes violentas, 19 tentativas de homicídios, um latrocínio, 63 estupros, 278 roubos a mão armada, dez roubos de veículos e 1.701 furtos.

Caraguatatuba, a maior cidade da região, com cerca de 130 mil habitantes, lidera o número de mortes violentas, 14 ou seja cerca de 75% dos homicídios registrados na região(19) ocorreram na cidade nos primeiros quatro meses do ano.  A cidade também lidera os casos de tentativa de homicídios (dos 29 casos, doze ocorreram em Caraguatatuba); dos estupros (dos 63 casos 21 foram na cidade); e de roubos de veículos(dos 10 casos registrados, seis ocorreram no município).

Ubatuba com cerca de 92 mil habitantes registrou o único latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido na região este ano, no mês de abril. Ubatuba também lidera os casos de roubos a mão armada (dos 278 casos, 115 ocorreram na cidade);  e, de furtos, dos 1.701 casos, 605 ocorreram no município. Ubatuba registrou ainda três mortes violentas, três tentativas de homicídios, 16 estupros e dois roubos de veículos.

São Sebastião, com cerca de 90 mil habitantes, registrou apenas uma morte violenta e três tentativas de homicídios nos primeiros quatro meses do ano. O número de estupros(14) e de roubos a mão armadas(40) continuam acima do desejado. O município registrou ainda nos primeiros quatro meses dois roubos de veículos e 372 furtos.

Ilhabela com cerca de 35 mil habitantes não registrou nenhuma morte violenta nos primeiros quatro meses de 2023. Neste período, foram quatro tentativas de homicídio, 12 estupros, nove roubos a mão armada e 185 furtos.  A cidade também não registrou roubo de veículos em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *