Veleiro francês é resgatado pela Marinha do Brasil após ficar a deriva no litoral de São Paulo

O veleiro Patchwork, de bandeira francesa, foi resgatado pela Marinha do Brasil, após acabar o combustível e ficar à deriva no litoral de São Paulo. A embarcação de 16 metros de comprimento estava com dois tripulantes a bordo e seguia do Chile com destino a Europa. Fotos: Divulgação-Marinha do Brasil.

 

O resgate ocorreu na madrugada de quarta-feira(14) há 30 quilômetros da costa nas proximidades do Guarujá. Segundo a Marinha do Brasil, o comandante da embarcação acionou na terça-feira(13) o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, quando após ficar sem combustível, o veleiro foi surpreendido pelo mau tempo e fortes ventos na costa brasileira.

 

O comando do 8º Distrito Naval enviou o navio patrulha Maracanã para prestar socorro aos velejadores. Em seguida, o navio acompanhou o veeiro até o porto de São Sebastião, no litoral norte paulista.

 

Veleiro alemão

Comandante e único tripulante do veleiro, André Czinna, com oficiais da Marinha do Brasil após resgate no Rio Grande do Sul

 

Foi o segundo resgate a veleiro estrangeiro feito pela Marinha do Brasil este ano. No dia 16 de janeiro deste ano, a Marinha do Brasil resgatou o um veleiro alemão, o Dugongo, que sofreu uma pane de energia quando navegava pelo litoral norte do Rio Grande do Sul, entre as cidades de Tramandaí e Imbé.

O veleiro seguia em direção até Florianópolis (SC), onde seria realizada uma nova parada, porém, a viajem acabou sendo interrompida devido a problemas no barco. A embarcação foi rebocada até o Rio Tramandaí, onde foi ancorada para consertos.

O comandante e único tripulante do veleiro, André Czinna, acionou o pedido de socorro após o veleiro ficar sem energia elétrica devio a uma falha no sistema de geração. Ele foi resgatado pela embarcação Sea Star quando estava a quatro quilômetros da costa de Tramandaí no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *