Expedição pesquisa peixes e manejo do coral sol no Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião

O Navio de Pesquisa do CEPSUL/ICMBio, Soloncy Moura deve chegar em Alcatrazes nesta sexta-feira, dia 2, para mais um cruzeiro de pesquisa.

 

A expedição tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os peixes do arquipélago e apoiar no manejo do coral-sol e na fiscalização da pesca ilegal. Serão 10 dias de expedição.

 

O grupo embarcado será composto por servidores do ICMBio e pesquisadores do Cebimar e Instituto Oceanográfico da USP.

 

O navio foi fundamental na elaboração do plano de manejo das unidades servindo de base para 76 pesquisadores durante o processo de elaboração do plano.

 

Apoiou na proteção quando Alcatrazes ainda era constantemente visitada por barcos de pesca ilegal. Foi fundamental para apoiar pesquisas e o início do manejo e monitoramento do coral-sol nas unidades e também permitiu o primeiro levantamento de peixes de fundo nas áreas do Refúgio de Alcatrazes, o que permitiu ressaltar a importância da unidade para a conservação de espécies ameaçadas e de interesse para a pesca.

 

O Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes (ICMBio Alcatrazes), responsável pela gestão das unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *