A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo liberou os números das estatísticas criminais ocorridas em abril. Nas cidades do litoral norte paulista nos primeiros quatro meses do ano foram registrados 18 mortes violentas, 19 tentativas de homicídios, um latrocínio, 63 estupros, 278 roubos a mão armada, dez roubos de veículos e 1.701 furtos.
Caraguatatuba, a maior cidade da região, com cerca de 130 mil habitantes, lidera o número de mortes violentas, 14 ou seja cerca de 75% dos homicídios registrados na região(19) ocorreram na cidade nos primeiros quatro meses do ano. A cidade também lidera os casos de tentativa de homicídios( dos 29 casos, doze ocorreram em Caraguatatuba); dos estupros(dos 63 casos 21 foram na cidade); e de roubos de veículos(dos 10 casos registrados, seis ocorreram no município).
Ubatuba com cerca de 92 mil habitantes registrou o único latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido na região este ano, no mês de abril. Ubatuba também lidera os casos de roubos a mão armada(dos 278 casos, 115 ocorreram na cidade); e, de furtos, dos 1.701 casos, 605 ocorreram no município. Ubatuba registrou ainda três mortes violentas, três tentativas de homicídios, 16 estupros e dois roubos de veículos.
São Sebastião tem se destacado na questão de segurança pública. A cidade com cerca de 90 mil habitantes registrou apenas uma morte violenta e três tentativas de homicídios nos primeiros quatro meses do ano. O número de estupros(14) e de roubos a mão armadas(40) continuam acima do desejado. O município registrou ainda nos primeiros quatro meses dois roubos de veículos e 372 furtos.
Ilhabela com cerca de 35 mil habitantes não registrou nenhuma morte violenta nos primeiros quatro meses de 2023. Neste período, foram quatro tentativas de homicídio, 12 estupros, nove roubos a mão armada e 185 furtos. A cidade também não registrou roubo de veículos em 2023.