O livro “O Encantador de Guaiamu”, da escritora Regina Nascimento e ilustrações de Esmeralda Jatobá, será lançado nesta quinta (25/05), às 19 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, sede da Fundacc.
O encontro literário contará com a participação musical do Soul Du Mar. A publicação é da Editora Fonte de Ideias, única editora do Litoral Norte Paulista.
A obra narra poeticamente a importância do caranguejo azul, também conhecido como guaiamu, e a preservação desta rara espécie aqui na região.
Através da dedicação do caiçara Sr. Pedro Paes, às margens do Rio Juqueriquerê, com o apoio da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), o guaiamu continua a resistir aos predadores humanos.
O projeto do livro, conta com os recursos do Fundo Municipal de Caraguatatuba do ano de 2022, apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal.
Segundo Regina, o guaiamu é uma espécie de caranguejo terrestre de cores azuladas, que pode chegar até 15 centímetros de largura e pesar mais de 500 gramas. “Desde que aportei na vida caiçara do Litoral Norte de São Paulo, o guaiamu ocupou um lugar de destaque em meu cotidiano”, segundo a escritora.
Regina conta que ao conhecer a história-lenda do guardião do rio Juqueriquerê, o Sr. Pedro Paes (que pertence a uma das famílias caiçaras mais antigas e tradicionais da região do Porto Novo) e o cuidado amoroso despendido a esses seres azulados, algumas situações interessantes aconteceram.
Segundo a escritora, primeiro foi a visita ao santuário de conservação que ele cuida, às margens do rio, em frente à sua casa, local em que reside há muito tempo, desde a época em que não havia água encanada, e sua família utilizava a água límpida do rio para os afazeres domésticos: lavar roupa, cozinhar, tomar banho, beber. Segundo ela, atualmente suas águas se encontram poluídas, mas, os guaiamus resistem bravamente sob as mãos dedicadas do guardião.
“O segundo acontecimento foi o meu encontro com um enorme guaiamu na garagem de casa, quando voltava da rua e me deparei com seus olhos fixos em mim. Levei um susto enorme, e, ao mesmo tempo, senti muita alegria pela sua presença a azular o meu dia.”, destacou.
Regina contou que o guaiamu conseguiu percorrer uma distância de aproximadamente 200 metros, do Rio Santo Antônio até a sua casa. “ Foi um presente inesperado e grandioso, e, assim como surgiu, logo desapareceu”, disse.
A terceira surpresa, segundo ela, foi ao constatar o nome da rua na cidade litorânea, onde resolveu entrar em imersão/hibernação por uma quarentena: Rua do Guaiamu. “Ao avistar a placa não acreditei! Muita coincidência a ligação com esse crustáceo intrigante. Em pesquisa realizada, sua cor remete ao mundo extraterrestre, assim como as baleias e os golfinhos. Creio que a vida está querendo me dizer algo muito especial!”, finalizou
O projeto do livro conta com os recursos do Fundo Municipal de Cultura e o apoio do Conselho Municipal. A Editora Fonte de Ideias nasceu na cidade de Barretos e se mudou para Caraguatatuba junto com sua idealizadora, Regina Nascimento. Há quase 4 anos em Caraguatatuba, já publicou livros de autores locais e de outras cidades. Seu slogan “trazendo sonhos à tona” pretende colaborar com autores que sonham em publicar o seu livro, mas, que ainda não tiveram oportunidade.
Serviço
Lançamento do livro “O Encantador de Guaiamu”
Data: 25/05/2023
Hora: 19h
Animação: Banda Soul du Mar, de Caraguatatuba, formada pelos músicos Rick (voz e violão), Xyko (contrabaixo) e Gabriel (percussão).
Local: biblioteca da Fundacc – Rua Santa Cruz, 396 – Centro – Caraguatatuba – SP