Paratleta do Guarujá, Malú Mendes, vence a primeira etapa do mundial de surf adaptado no Havaí

Malú Mendes, de 29 anos, teve paralisia facial e cerebral quando nasceu. Antes do surfe, praticou atletismo e natação

A paratleta de Guarujá Malú Mendes sagrou-se campeã da primeira etapa do Circuito Mundial Profissional de Surf Adaptado, realizada entre os últimos dias 8 e 13, na praia de Waikiki, no Havaí. A organização do evento é da Association of Adaptive Surfing Professionals (AASP) – liga mundial da modalidade. 

A campeã foi recebida nesta quarta(17) pelo prefeito de sua cidade e em seguida desfilou num caminhão do Corpo de Bombeiros que percorreu as avenidas Santos Dumont (sentido praias), Puglisi, Leomil, Sobre as Ondas, General Rondon, Praça Walter Belian (Tombo), desce pela rua da Praia do Tombo, segue pelas praias das Astúrias, Pitangueiras, Enseada e finalizou o percurso em frente ao Casa Grande Hotel.

Em sua rede social, a paratleta postou: “Que felicidade! Consegui vencer o campeonato aqui no Havaí, na praia de Wakiki, berço do surf havaiano e mundial, onde Duke Kahanamoku , Rabbit Kekai entre tantos outros ícones do surf havaiano surfavam, esse lugar com tanta cultura do surf. Estar aqui participando do Hawai’i Adaptive Surfing Championship é uma experiência incrível. A família mundial do surf adaptado é demais, pura vibe!
Gostaria de agradecer a @accessurf_hawaii por organizar esse campeonato, agradecer à todos que me apoiam para que eu siga participando destes eventos. Obrigado”.

Para chegar à decisão da etapa, Malú competiu na categoria Bellow Knee Standing e deixou para trás quatro concorrentes. Na final, venceu com folga a francesa Laurie Phipps.

A paratleta guarujaense faz parte do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae) que, por meio de projeto aprovado, recebe aporte financeiro da empresa City Transportes. O programa é regido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).

Malú Mendes é filha da lenda do surf, Paulo Kid, e detém os títulos de campeã brasileira 2022, campeã mundial ISA 2020, vice-campeã mundial ISA 2021/2022, campeã mundial do Circuito Profissional de Surf Adaptado 2022 e, agora, campeã da 1ª etapa Mundial, em Waikiki.

Brasileiros nos EUA

Malú,(de boné) durante a premiação no Havaí

A competição contou ainda com a participação dos brasileiros Alcino José (Pirata) e Mike Richards, ambos guarujaenses, mas que residem e trabalham nos Estados Unidos da América. Pirata foi campeão e Mike vice, em suas respectivas categorias. O campeonato ainda terá mais duas etapas. A próxima será na Costa Rica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *