Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e São Sebastião (SP) são os únicos municípios do litoral norte paulista e sul-fluminense no Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.
Outros municípios que participam do programa: Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Cruz (CE), Imbé (RS), Natal (RN), Salvador (BA) e Vila Velha (ES).
Em execução desde 2019, o projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apoia essas 10 cidades do país.
O programa visa implementar e desenvolver ações voltadas para o aperfeiçoamento e gestão turística responsável do território nacional, incluindo ações diretas em localidades banhadas pelas orlas federais e a produção de materiais orientadores, com o intuito de orientar gestores públicos e privados.
A ação possui foco em três pilares: sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. Entre algumas das ações desenvolvidas pelo projeto estão: o desenvolvimento de estudos e proposição de estratégias de fomento ao turismo responsável; o mapeamento de boas práticas de turismo responsável; a produção de materiais orientadores, como manuais, guias ilustrados, e-book e vídeos explicativos; a disponibilização de curso de extensão (EaD) sobre turismo responsável; e o desenvolvimento de Planos de Gestão integrada da Orla (PGIs) em 10 destinos turísticos nacionais.
QUALIFICAÇÃO
Recentemente, o MTur e UFRN, no âmbito do Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, divulgou vagas para curso de Turismo Responsável. O objetivo da qualificação é capacitar gestores públicos e privados de turismo nas esferas municipal, estadual e federal, e para empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos.
Bandeira Azul
Na semana passada, promovendo o turismo responsável pelo país, o Ministério do Turismo (MTur) participou do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará.
Representando a Pasta, a Coordenadora de Turismo Responsável, Laís Campelo, apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.
O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.
O destino escolhido para sediar o evento – Praia do Cumbuco, é o único do Ceará apto a receber a certificação ambiental da Bandeira Azul. O prêmio revela que a região apresenta boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável de zonas costeiras e marinhas.
Na última quarta-feira, dia 10, a organização realizou o Workshop “Estruturas de Apoio Náutico” que contou com a presença de representantes das marinas, iate clubes da Bandeira Azul e do MTur.
Reconhecido pela sua importância no Brasil e internacionalmente, o prêmio ecológico Bandeira Azul, voluntário, é concedido às praias, marinas e embarcações de turismo a fim de qualificar o município que atingir critérios de sustentabilidade ambiental. Estão integrados aos fundamentos a qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que precisam ser renovadas e comprovadas anualmente.
A certificação de 2023 é válida até novembro, dessa forma, para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar desenvolvendo e atendendo aos critérios do programa.