O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior(MDB), esteve reunido com a diretoria da Sabesp, na última quinta-feira, dia 4, em São Paulo. O prefeito quer agilizar os investimentos em esgotamento sanitário.
Na reunião na capital contou com a participação do prefeito, do secretário municipal de Obras Públicas, Leandro Borella, e os diretores da Sabesp: Bruno Magalhães D’Abadia (Regulação e Novos Negócios); Roberval Tavares de Souza (Operação e Manutenção); Paula Violante (Engenharia e Inovação); e o assistente executivo da presidência, João Paulo Tavares.
Segundo a prefeitura, o encontro serviu para acompanhar o andamento do contrato vigente, assinado em 2019 e reforçar os locais com prioridades no investimento de esgotamento sanitário. O contrato assinado em 2019 previa investimentos de R$ 422 milhões em água e esgoto. Na época, a cidade tinha 87% de esgoto coletado e tratado e 98% de cobertura de água.
Hoje, segundo dados da Sabesp, Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que mais tem cobertura de água e esgoto na região, com 100% de água tratada e 92% de esgoto coletado e tratado.
Após a reunião na capital, a prefeitura informou que em junho deverá ser assinada ordem de serviço para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Indaiá, que fica localizada no bairro Jardim Gaivotas e ainda, instalação da rede coletora de esgoto dos bairros Jaraguazinho, Cidade Jardim, Jardim Terralão, parte da Martim de Sá e do Golfinhos.
O contrato ainda prevê para 2024, nova ordem de serviço para terminar o esgotamento sanitário do bairro Golfinhos, Pegorelli e Massaguaçu.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, ainda foi abordado sobre o projeto executivo da rede coletora de esgoto do Mar Verde, e recursos para o Fundo Municipal de Saneamento Básico.
A situação do Mar Verde preocupa moradores e veranistas do bairro. A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu um leilão online em 2021 para vender 96 lotes no loteamento Mar Verde, na região norte. A arrecadação da quantia de R$ 16.671.120,00 deveria ser usada na implantação de rede de esgoto e água no bairro, mas até agora, passados dois anos, segundo os moradores, nada foi feito.
“Agendamos uma reunião ainda para esse mês com a diretoria para visitar os locais que receberão os investimentos. Muito já foi feito e com certeza vamos buscar ainda mais para nossa cidade”, destacou Aguilar Junior.