O tricampeão Gabriel Medina, 29 anos, não vencia uma etapa desde 2021. Foi a sua 17ª conquista, a primeira em Margaret River. Medina ocupa a sétima posição do ranking
Gabriel Medina, de São Sebastião, venceu a quinta etapa do mundial de surf, realizada em Margaret River, na Austrália. A competição foi encerrada na madrugada desta sexta (28). No feminino, a campeã foi a havaiana Carissa Moore. Foto de capa: Foto: Aaron Hughes/World Surf League.
Para chegar à final da etapa da Austrália, Medina precisou vencer o ubatubense Filipe Toledo nas quartas de final: 14,00×7,00 e João Chianca, de Saquarema, nas semifinais: 12,50×10,67.
Na final, o tricampeão mundial enfrentou o norte americano Griffin Colapinto e venceu com uma certa facilidade: 17,50×12,27. Foi a primeira vitória de Medina em Margaret River e a sua 17ª vitória na carreira.
“É bem especial vencer aqui. É uma etapa onde eu sempre tive problemas para vencer as baterias. Eu me senti bem por conseguir boas ondas e vencer. Eu estou me sentindo melhor, me sentindo como se estivesse no meu ritmo de novo. Griff e eu sempre tivemos boas batalhas. Eu amo competir contra os caras e é por isso que estamos aqui. É uma onda realmente muito difícil e estou feliz com a minha evolução” – disse Medina, após vencer a etapa.
Filipe Toledo terminou a etapa na quinta colocação conquistando 4.745 pontos. João Chianca, de Saquarema, terminou na terceira colocação somando 6.085 pontos.
Os outros dois surfistas do Litoral Norte, Samuel Pupo e seu irmão Miguel Pupo, ambos de São Sebastião, na 23ª e na 26ªposição do ranking, respectivamente, ficaram de fora das próximas etapas do mundial de 2023. Os brasileiros Jadson Sodré e Michael Rodrigues, também, ficaram de fora.
A sexta etapa do Circuito Mundial será realizada em Surf Ranch, a piscina de ondas de Kelly Slater, em Lemoore, na California, nos dias 27 e 28 de maio.
Ranking
O surfista de Saquarema, João Chianca, o “Chumbinho” é o novo líder do ranking após as cinco primeiras etapas: com 28.255 pontos.
Filipe Toledo, de Ubatuba, é o vice-líder do ranking com 25.575. Gabriel Medina, de São Sebastião é o sétimo colocado com 19.960.