Obras na avenida Iperoig em Ubatuba devem ser finalizadas em oito meses

Obras de implantação de rede de esgoto ao longo da avenida devem ser finalizadas em 60 dias, segundo a Sabesp. Serviços foram suspensos durante a temporada de verão para não prejudicar o tráfego de veículos na região central e retomados após o carnaval. Foto: Avenida Iperoig/Jaur Carpinetti

A avenida Iperoig, considerada uma das principais de Ubatuba, vem recebendo obras da prefeitura e da Sabesp. As duas obras, a de implantação da rede de esgoto pela Sabesp e as de revitalização da avenida, deverão ser concluídas em oito meses. Após a conclusão dos serviços, a avenida terá mão dupla, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Ubatuba retomou recentemente as obras de revitalização da Avenida Iperoig, na região central da cidade, com o alargamento da via e a adequação do canteiro central para atender às normas de trânsito e acessibilidade.

O pacote da obra inclui também a limpeza do canal de drenagem, com a troca das tampas de concreto desses canais por tampas de ferro fundido, que possuem mais durabilidade; bem como a instalação de rampas de acessibilidade em todo o trecho da avenida; a colocação de bloquetes na via; e a conclusão do calçamento, da ciclovia e do estacionamento no local.

O canteiro central da avenida receberá ainda uma nova iluminação em led, que consideravelmente será mais econômica para o município. Serão instalados cerca de 30 postes, que garantirão mais claridade e segurança aos moradores e turistas.

A obra se inicia no trecho da ponte do Perequê-Açu e segue até a Rua Liberdade, ao lado do aeroporto. Serão investidos R$ 4.704.381,42, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e também verba municipal.

A Prefeitura de Ubatuba ressalta que, seguindo o Plano de Mobilidade Urbana, decretado em dezembro de 2016, a Avenida Iperoig será mantida com o trânsito de mão dupla.

Sabesp

A Sabesp informa que a obra em andamento na Avenida Iperoig de Ubatuba tem previsão de conclusão de mais aproximadamente dois meses.

Trata-se da implantação de um novo Emissário de Esgoto, obra imprescindível para preparar o sistema de coleta de esgoto da região central para a demanda crescente do Município e possibilitar o atendimento de cerca de 3.500 imóveis do Perequê Açu com coleta de esgoto, além de melhorar o atendimento de toda a região central, com benefícios para a população, meio ambiente e turismo.

As demais frentes da obra, que conta também com a execução da nova Estação Elevatória de Esgotos Tamoios, têm previsão de conclusão no final do segundo semestre de 2023.

A companhia realiza duas obras no município que somam R$46 milhões. A primeira é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaguá, em fase final de montagem e início de testes, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2023. A outra é a de ampliação das redes coletoras da região central e das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) Tamoios e Cristo, com previsão de conclusão até o final do ano.

Segundo a prefeitura, após o término dessas duas obras, a cidade contará com mais 8000 novas ligações que serão liberadas com as obras do Sistema Itaguá (centro) e Perequê-Açu – ampliando o índice de cobertura de esgoto de 54% para 72%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *