Ex-secretário de Ilhabela, Xico Graziano, afirma que foi demitido por denunciar suposto pagamento de serviço não realizado pela prefeitura; Colucci nega

O prefeito Toninho Colucci alega que medição da obra estava errada e que o valor não teria sido pago pela prefeitura. Colucci afirma ainda que demitiu Graziano por ele não ter levado o caso ao conhecimento dele, mas sim, diretamente à controladoria municipal

 

Em sua página no Instagram, o ex-secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano, afirmou neste domingo(23),  que foi demitido pela Prefeitura de Ilhabela por ter discordado do pagamento de um serviço não realizado na obra da construção da ETE da praia da Feiticeira(Foto) e, não, por incompetência, conforme teria sido alegado pelo prefeito Toninho Colucci(PL). Graziano teria feito a postagem para explicar o real motivo da sua demissão.

 

Segundo Graziano, sua demissão do cargo teve inicio no final de janeiro de 2022, quando foi chamado ao gabinete do prefeito Toninho Colucci. No dia 24 de janeiro, o prefeito pediu que ele fosse ao gabinete e que assinasse o pagamento de uma planilha de medição de uma obra avaliada em cerca de R$ 2 milhões.

 

“Na planilha, constava o pagamento de uma escavação de 1.582 metros cúbicos de rocha compacta no terreno onde a ETE iria começar a ser construída. Antes de assinar, decidir ir conferir, acompanhado de um engenheiro civil.  Não tinha 70 ou 80 metros cúbicos de rocha na área”,  contou Graziano.

 

O ex-secretário disse que solicitou então que a controladoria do município apurasse a medição e o contrato. Graziano contou que o procurador Petrônio Gomes de Sá, sugeriu que ele levasse o caso à Secretaria de Assuntos Jurídicos. “Levei o caso até o jurídico. Entendia que existia alguma coisa de irregular no contrato”, contou na postagem. No dia seguinte, Graziano esteve com o o prefeito Colucci no gabinete e foi indagado sobre o  pagamento da medição.

 

Graziano afirmou que Colucci lhe perguntou se não daria mesmo para pagar aquela medição. O então secretário disse  que não, pois o serviço não teria sido feito. Graziano disse que tinha levado o caso ao conhecimento da controladoria. ” O prefeito não gostou. Ele perguntou,  você não fez isso?  Fiz, respondi. Ele então alegou que Isso era uma perda de confiança nele e que iria me demitir. Fui demitido”,  comentou.

 

Graziano encerrou a postagem dizendo que não tem medo do prefeito” Toninho, não tenho medo de você, pois a verdade sempre prevalece. Estou com a verdade. A verdade sempre prevalece”, finalizou. Graziano tem os documentos em mãos e garante que o caso -suposto pagamento de serviços não realizados , foi levado o conhecimento de profissionais da Secretaria de Obras  e do vice-prefeito  João Pedro, filho do prefeito.

 

 

Xico Graziano

Agrônomo e ex-deputado Xico Graziano deixou o governo de Colucci no início de fevereiro. Ele estava no cargo desde janeiro de 2021.

No dia 2 de fevereiro de 2022,  Graziano fez uma postagem nas redes sociais informando a sua saída da administração de Colucci. No texto, Graziano alegou que  “Saí para preservar minha história de vida”,  não dando detalhes do motivo de sua demissão pelo prefeito.

As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Feiticeira, no Sul de Ilhabela, continuam e devem ser entregues ainda em 2023.

Estão sendo implantados 15 km de rede coletora de esgoto, 5,2 km de linha de recalque de esgoto e 12 estações elevatórias de esgoto.

Quando concluído, o Sistema de Esgotamento Sanitário Feiticeira irá beneficiar cerca de 4 mil moradores residentes nos bairros Piúva, Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião. O empreendimento vai tratar entre 7 e 9% a mais do esgoto da cidade. As obras são executadas graças a uma parceria entre Prefeitura de Ilhabela e a concessionária Sabesp.

 

Prefeito

 

Encaminhamos um pedido de informações ao prefeito Toninho Colucci sobre o post divulgado pelo ex-secretário Xico Graziano. Colucci, que estava ontem, domingo(23), em Itajaí(SC), pediu que o portal encaminhasse para ele a postagem feita por Graziano, para que ele tomasse conhecimento das declarações do ex-secretário. “Vou ler com calma e responder”, comentou.

Após tomar conhecimento da postagem no Instagram, Colucci entrou em contato com o Notícias das Praias por telefone. O prefeito disse que a medição estava errada e que o valor citado pelo ex-secretário não foi pago pela prefeitura. “O engenheiro responsável em acompanhar a obra deveria ter verificado a irregularidade na medição “, disse Colucci.

Com relação a demissão de Graziano, Colucci contou que ficou chateado pelo fato do ex-secretário não ter levado o caso diretamente ao seu conhecimento, mas sim, protocolado, sem que o prefeito fosse informado, um pedido de verificação no contrato e nos serviços realizados por parte da controladoria municipal.

“Ele está simplificando a história. Ele alegou que não levou o caso ao meu conhecimento por falta de confiança.  Aproveitei o momento para solicitar a sua demissão. Ele já estava deixando a desejar devido aos seus  inúmeros  compromissos fora da prefeitura e, também, pela falta de empenho na secretaria”,  afirmou Colucci.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *