Litoral Norte tem seis praias inadequadas para uso no fim de semana

Segundo o boletim de balneabilidade divulgado ontem, quinta-feira, dia 13, pela Cetesb ((Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)), o Litoral Norte registra seis praias inadequadas para banho neste fim de semana. O número de praias poluídas  é inferior ao registrado na semana passada, feriado da Páscoa, quando nove praias foram classificadas como impróprias para uso.

 

Ubatuba, mais uma vez, é a cidade com maior número de praias impróprias, quatro: Picinguaba (Foto), Iperoig, Itaguá e Enseada. Caraguatatuba tem apenas uma praia inadequada para banho, a do Indaiá, na região central. São Sebastião, também, tem apenas uma praia poluída, a do Toque Toque Pequeno, na costa sul sebastianense.

 

Em Ilhabela, segundo a Cetesb, nenhuma das 19 praias monitoradas, semanalmente, está inadequada para banho no  fim de semana.

 

Orientação

 

A Cetesb recomenda que os banhistas evitem: banhar-se em água do mar classificada como Imprópria; tomar banho de mar após chuvas muito intensas; e, banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.

Por esse motivo, a CETESB recomenda, preventivamente, aos moradores e turistas que evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos de água.

As praias classificadas como impróprias pela Cetesb são sinalizadas com bandeira de cor Vermelha e devem ser evitadas para banho de mar devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. As praias liberadas para banho são sinalizadas com bandeiras de cor Verde.

A Cetesb realiza desde 1974 o monitoramento das principais praias do Litoral Norte. Atualmente, no Litoral Norte são monitorados 97 pontos em 83 praias da região. Algumas praias, como Itaguá, em Ubatuba; Tabatinga, em Caraguatatuba; Maresias e Juquehy, em São Sebastião, a Cetesb avalia as condições do mar em  dois setores das praias, normalmente, próximo aos rios que desembocam nessas praias e no meio das praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *